Topo

Entretenimento

Pérola usada por rainhas espanholas e Elizabeth Taylor "busca" novo dono

19/09/2011 12h24

Madri, 19 set (EFE).- Várias rainhas da Espanha e Elizabeth Taylor, uma autêntica majestade de Hollywood, foram donas de "A Peregrina", a pérola mais famosa do mundo, que chegará nos próximos dias a Madri antes de ser leiloada em janeiro pela Christie's, quando um novo dono a levará.

Com um preço inicial estimado entre US$ 2 e 3 milhões, "A Peregrina", do século XVI, faz parte da coleção de joias de Elizabeth Taylor que será leiloada em Nova York 43 anos após o ator Richard Burton, com quem foi casada, tê-la dado de presente à atriz.

Por seu valor histórico, a joia chegou a Madri e foi apresentada nesta segunda-feira por Pilar González de Gregorio, presidente da Christie's na Espanha, e pelo especialista em pérolas históricas David Warren, que a consideraram a melhor pérola natural que existe no mundo.

A história da famosa pérola começa em 1570 quando, após aparecer nas águas do Golfo do Panamá, foi leiloada na Casa de Indias de Sevilha. Felipe II pagou cerca de 9 mil ducados pela joia, que foi usada por várias rainhas da Espanha, como Isabel Clara Eugenia, Margarita da Áustria, Isabel de Bourbon e Maria Luisa de Orleans, algumas delas pintadas por Velázquez com a joia.

"A Peregrina" permaneceu na Coroa espanhola até José I Bonaparte, irmão de Napoleão que governou a Espanha durante a ocupação francesa, fugir do país com ela na bagagem. E voltou a mudar de dono, passando para mãos inglesas quando os descendentes de José Bonaparte a venderam para o Marquês de Abercorn, com quem ficou até o início do século XX.

Em 1914, a família Abercorn vendeu "A Peregrina" para uma joalheria de Londres, que a ofereceu ao rei Alfonso XIII, mas o rei, preocupado com a proximidade da guerra mundial, desistiu da oferta e a joia acabou sendo comprada por um anônimo multimilionário americano.

Richard Burton comprou a joia em 1967 por US$ 37 mil como presente para Elizabeth Taylor, quando a atriz completou 37 anos. Dois séculos depois de ter saído da Espanha, a pérola volta ao país.

Embora a Christie's considere provável que a joia seja comprada por algum museu do Oriente Médio, onde existem muitas coleções de pérolas, ou por algum da China, "pode acontecer uma surpresa", segundo Warren.

"A Peregrina" é a segunda melhor joia da coleção de Elizabeth Taylor, depois de um diamante com o nome da atriz e que continha a pérola no filme em que interpretou Ana Bolena.

A pérola faz parte de um colar de rubis e diamantes que foi desenhado pela própria atriz, colecionadora de joias e obras que também serão leiloadas.

"Não é a maior pérola do mundo, mas é a mais famosa e a mais bonita", destacou Warren.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento