Artistas mexicanos batem recorde do Guinness de maior balé folclórico
Guadalajara (México), 3 set (EFE).- Ao todo 457 mexicanos bateram neste sábado o recorde do Guinness Book de maior balé folclórico do mundo, como parte das atividades do Encontro Internacional do Mariachi e a Charrería, que acontece na cidade de Guadalajara, no oeste do México.
Em frente à catedral metropolitana de Guadalajara, os dançarinos executaram durante 10 minutos canções típicas da música mexicana como "Guadalajara", "El jarabe tapatío" e "El son de la negra".
Mike Jenella, representante do Guinness, certificou a participação dos bailarinos que lotaram a Praça Liberación com seus trajes típicos e ritmos alegres, diante de um grande público.
As melodias foram interpretadas por mais de 300 músicos de mariachi do México, Argentina, Equador, Colômbia e Estados Unidos, que participam do encontro internacional que neste sábado chega ao fim.
Miguel Alfaro, presidente da Câmara de Comércio da cidade, associação que organiza o evento, revelou que esta é a melhor forma de promover a cultura mexicana.
"É uma maneira para que o mundo conheça nossas tradições, a música mariachi, a tequila e nosso folclore", ressaltou o diretor.
Alfaro anunciou ainda que para a próxima edição do encontro planeja bater o recorde do maior número de pessoas bebendo tequila simultaneamente.
Esta é a terceira vez que o Encontro Internacional do Mariachi alcançar um recorde do Guinness. Em 2009 conquistou o de maior espetáculo de mariachi, e em 2010 o de maior de charrería, um esporte típico do México.