Entretenimento

Helsinque inaugura ponto de encontro dos amantes da música

31/08/2011 19h49

Helsinque, 31 ago (EFE).- A cidade de Helsinque inaugurou nesta quarta-feira o novo "Musiikkitalo" (ou Casa da Música), um moderno edifício de cobre, rocha e vidro situado no coração da cidade com o qual a capital finlandesa busca revitalizar sua ampla oferta cultural e aumentar sua atração turística.

Com uma superfície de 36 mil metros quadrados e um custo de 189 milhões de euros, a Casa da Música, projetada pelo estúdio finlandês LPR-Arkkitehdit, abriga o primeiro auditório de Helsinque criado especificamente para escutar música clássica.

O complexo será a sede permanente das duas orquestras da cidade, a Filarmônica de Helsinque e a Sinfônica da Radiotelevisão finlandesa (YLE), e acolherá as novas instalações da prestigiosa Academia Sibelius, na qual se formaram diretores como Esa-Pekka Salonen e Sakari Oramo.

"Finlândia", do compositor local Jean Sibelius, foi a peça escolhida para o concerto inaugural, interpretado em conjunto pelas duas orquestras da cidade sob a batuta do diretor Jukka-Pekka Saraste em um auditório lotado, entre o quais figurava o primeiro-ministro, Jyrki Katainen.

"Nosso objetivo é criar um centro cultural vivo para todo o mundo, um lugar de encontro em pleno centro da cidade", assegura a diretora da Casa da Música, Helena Hiilivirta.

O edifício está situado a poucos metros da Casa da Finlândia, obra emblemática do famoso arquiteto Alvar Aalto, em cujo auditório se realizavam até agora os concertos das duas orquestras de Helsinque.

O salão principal, com capacidade para 1.704 pessoas, é formado por uma plateia dividida em 17 seções e 11 alas que rodeiam totalmente um palco semicircular de 283 metros quadrados.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo