Topo

Moscou receberá importante exposição da obra de Dalí

30/08/2011 13h58

Figueres (Espanha), 30 ago (EFE).- A Fundação Gala-Salvador Dalí e o Museu Pushkin, coincidindo com o Ano Dual Espanha-Rússia, inaugurarão no dia 2 de setembro, na sede do museu em Moscou, a exposição "Salvador Dalí: a retrospective".

Será a maior exposição da obra original do artista catalão realizada até o momento na Rússia e poderá ser vista até 13 de novembro, informa a fundação.

A exposição será constituída de um passeio pela produção do artista, desde os anos 20 até suas últimas telas, e oferecerá ao visitante a oportunidade de apreciar a evolução da obra do pintor catalão, não só técnica, mas também das influências, os recursos temáticos, as referências ideológicas, o simbolismo e o original universo de Dalí.

A mostra foi projetada pelo conceituado pintor russo Boris Messerer, cenógrafo do teatro Bolshoi, com patrocínio da fundação cultural russa The Link of Times, e reunirá 25 telas a óleo, 20 aquarelas, 70 desenhos e fotografias, todas emprestadas pela Fundação Gala-Salvador Dalí.

A diretora do museu Pushkin, Irina Antonova, e os comissários da mostra, a diretora do Centro de Estudos da Fundação Dalí, Montse Aguer, e o curador do museu russo, Alexei Petujov, concordam que a exposição apresentará novos elementos para aprofundar o conhecimento da produção ao público que mostrou grande interesse pelo artista e por sua musa, Gala, nascida em Kazan.