Topo

Ícone da Nueva Trova cubana, Pablo Milanés inicia turnê histórica pelos EUA

27/08/2011 02h15

Washington, 26 ago (EFE).- O cantor cubano Pablo Milanés retornou nesta sexta-feira aos palcos dos Estados Unidos após uma "ausência involuntária" de dez anos, evitando mensagens políticas em um show repleto de mensagens de amor.

Diante de centenas de fãs no Warner Theatre, em Washington, a poucas quadras da Casa Branca, o cantor disse estar contente de voltar aos EUA após "uma ausência involuntária" e poder passar "uma noite maravilhosa entre amigos".

Assim, tal como antecipou em entrevista à Agência Efe na quinta-feira, Milanés preparou um repertório repleto de conhecidos e novos hinos de amor na turnê "Proposições: único, histórico, icônico".

Entre ovações, o público acompanhou durante duas horas o ícone da Nueva Trova cubana cantando músicas como "Yolanda", "El tiempo pasa" e "En el breve espacio en que no estás".

O artista, de 68 anos, emocionou o público com o tema "Matinal" de seu novo disco "Regalo" e outras obras com aspectos típicos da música cubana, acompanhado de seis músicos.

Entre as centenas de presentes no show, estava um casal latino que viajou de Toronto para assistir ao show. "Acompanhamos sua carreira desde os anos 80, e Pablo sempre teve músicas com conteúdo social, com mensagens sublimes ao amor. Não há ninguém como ele", disse à Agência Efe o salvadorenho Raúl Medrano, acompanhado de sua esposa, Joanna.

"Para nós, ele tem um significado muito especial, porque sua música nos uniu. Acordávamos com suas canções no despertador. As pessoas se conectam com ele porque suas obras refletem um grande sentimento humano", destacou Joanna, de origem portuguesa.

Milanés faz uma turnê por seis cidades americanas mais Porto Rico entre esta sexta-feira e o dia 17 de setembro. A viagem é histórica - e polêmica -, porque incluirá pela primeira vez uma apresentação em Miami, berço do exílio cubano e palco de uma forte campanha de pressão para impedir o show.

Após sua apresentação neste sábado no American Airlines Arena de Miami, Milanés continuará sua viagem em Los Angeles (Califórnia), Nova York, Boston (Massachusetts), Oakland (Califórnia) e San Juan (Porto Rico), nessa ordem.