Topo

Paul McCartney estreia balé "Ocean's Kingdom" em outubro

Paul McCartney durante sua primeira apresentação no Rio de Janeiro, no Estádio João Havelange, pela turnê "Up and Coming Tour" (22/05/2011) - Júlio Cesar Guimarães/UOL
Paul McCartney durante sua primeira apresentação no Rio de Janeiro, no Estádio João Havelange, pela turnê "Up and Coming Tour" (22/05/2011) Imagem: Júlio Cesar Guimarães/UOL

24/08/2011 15h59

Madri, 24 ago (EFE).- Paul McCartney lançará no dia 4 de outubro o álbum de sua primeira peça musical composta para um balé, o chamado "Ocean's Kingdom", inspirado no oceano e em um romance subaquático.

Graças ao New York City Ballet, McCartney poderá desfrutar de seu trabalho em cena, sendo criado em parceria com o diretor da companhia, Peter Martins, já que a obra estreia em 22 de setembro na noite de Gala de Outono do NYCB, segundo informou nesta quarta-feira, o site oficial do artista.

Segundo a informação, o ex-Beatles visitou a montagem de "Giselle" do Royal Opera House de Londres para absorver o espírito deste meio artístico e conversar com os dançarinos, decidindo ali que precisava contar uma história com sua música.

Menos de dois meses depois, o cantor já tinha preparado um esboço baseado "na pureza do oceano", que em versões posteriores terminou narrando um romance em uma civilização submarina ameaçada pela hostilidade do mundo na superfície.

McCartney, que diz ter abordado a obra com o coração, uma vez que lhe faltava outros conhecimentos técnicos, explica que o mais interessante do projeto foi "escrever uma música que transmitisse algo realmente expressivo, mais que uma canção" e que jogou com "o medo, o amor, a ira e a tristeza".

Depois da primeira apresentação do balé, os fãs de Paul terão acesso ao disco (CD, vinil e mp3) desta obra que foi gravada em junho em Londres.

Apesar de "Ocean's Kingdom" ser sua primeira incursão no mundo do balé, o músico britânico possui em sua discografia quatro obras próximas à música clássica, como "Ecce Cor Meum (Behold My Heart)" (2006), que ganhou o prêmio Classic Brit Awards.