Topo

Música latina se funde com sons brasileiros no festival Telefônica Sonidos

24/08/2011 14h48

São Paulo, 24 ago (EFE).- A segunda edição do festival Telefônica Sonidos começa nesta quarta-feira em São Paulo com uma aposta renovada na mistura da música latina com a brasileira em shows que reúnem artistas nacionais e de origem hispânica.

O jazzista cubano Chucho Valdés, ganhador de oito Grammy, abrirá o evento ao lado do bandolinista Hamilton da Holanda, que une tradição e modernidade em ritmos como o jazz, o samba e o rock.

Os organizadores do Telefônica Sonidos, que será realizado até o próximo dia 27, esperam repetir o sucesso da primeira edição do festival, que contou com um público de 15 mil pessoas e uma programação formada por grandes nomes da música latina, como Pablo Milanés e os porto-riquenhos Calle 13.

"Este segundo ano é igualmente importante, projetando cada vez mais esta rica integração cultural, que tem como objetivo principal criar um forte e definitivo ambiente para a música latina no Brasil e levar nossos artistas a novos mercados em todo o mundo", disse Alexandre Schiavo, criador do festival, no site do Telefônica Sonidos.

Durante o evento, que será realizado no Jóquei Clube de São Paulo, cerca de 20 artistas e bandas se revezarão em duos no palco. Na sexta-feira, a cantora mexicana Julieta Venegas, com mais de 7 milhões de discos vendidos, fará dueto com Marisa Monte.

No mesmo dia, o grupo de salsa cubano Juan Formell y Los Van Van terão a oportunidade de fundir sua música com a do compositor Carlinhos Brown, com o qual gravaram neste ano para uma faixa do álbum beneficente "Red Hot + Rio 2".

Pitingo, uma das sensações do flamenco e do soul espanhol, dividirá o palco no sábado com Marina de la Riva, cuja música reúne influências brasileiras e cubanas. Ainda nessa noite, a última do festival, o retorno do duo argentino de rap Illya Kuryaki & The Valderramas após dez anos fora dos palcos encerrará o evento em um show ao lado da banda Jota Quest.