Topo

Exposição da Hello Kitty em Tóquio mostra gatinha de US$ 247 mil

Exposição com 200 produtos da gata japonesa Hello Kitty em Tóquio, no Japão (24/08/2011) - EFE
Exposição com 200 produtos da gata japonesa Hello Kitty em Tóquio, no Japão (24/08/2011) Imagem: EFE

24/08/2011 08h49

Tóquio, 24 ago (EFE).- Uma exposição com 200 produtos da popular gata japonesa "Hello Kitty", entre os quais está a imagem mais cara do mundo, uma boneca de platina avaliada em US$ 247 mil, começou nesta quarta-feira em Tóquio para relembrar seus 37 anos de história.

A exposição, que vai até 5 de setembro em uma loja de um shopping do luxuoso bairro de Ginza, atraiu em sua inauguração um expressivo número de visitantes de todas as idades, admiradores desta adorável felina convertida em ícone universal.

Entre as paredes da loja, a Hello Kitty Art Exhibition conta com 17 obras originais e inéditas de Yukiko Yamaguchi, designer de Kitty desde 1980.

Figurinhas, celulares, camisetas, utensílios de cozinha e até uma motocicleta com a estampa de Kitty são alguns dos produtos que fazem parte da mostra.

Entre a nostalgia e a emoção, os visitantes percorreram as salas para se surpreender com alguns dos extravagantes artigos criados com a imagem da gata.

"Embora todos os produtos sejam da Kitty, cada um tem algo diferente, sempre existem novidades e isso atrai muitas pessoas", afirmou à Agência "Efe" Shiho Eiko, de 23 anos, que não quis perder a inauguração da exposição.

Hello Kitty, criada em 1974 por Ikuko Shimizu para a companhia japonesa Sanrio, é um dos personagens de ficção mais populares do mundo e conta com milhares de produtos de marketing, além de ser estrela de séries de televisão e videogames.

A gatinha japonesa tem seu próprio parque temático em Tóquio, um espaço nos estúdios Universal na cidade de Osaka (centro do Japão) e a Sanrio vende 50 mil tipos diferentes de produtos por ano em 109 países.

Existe inclusive uma maternidade em Taiwan, aberta em 2009, onde camas, lençóis, mesas, paredes e até a roupa das enfermeiras são decoradas com sua imagem.