Topo

Escritor Jorge Luis Borges recebe homenagem na Argentina

Os escritores argentinos Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy Casares em foto de 1985 - Reprodução
Os escritores argentinos Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy Casares em foto de 1985 Imagem: Reprodução

24/08/2011 21h56

Buenos Aires, 24 ago (EFE).- Uma escultura representada por uma árvore rodeada de livros foi exposta nesta quarta-feira em Buenos Aires em homenagem a Jorge Luis Borges, no aniversário de 112 anos do nascimento do escritor argentino.

O monumento, nomeado de "O livro da vida", consiste em uma árvore metálica de seis metros de altura composta com 25 livros de pedras gravadas com as frases do autor, representando os anos que se passaram depois de sua morte.

A imagem "permite dialogar com a duração de sua vida com o tempo perene de seus livros. Além disso, a leitura de Borges é para Buenos Aires parte essencial do que respiramos como portenhos cotidianamente", disse à Agência Efe o ministro da Cultura, Hernán Lombardi.

A inauguração da escultura foi realizada durante um evento na Casa da Cultura portenha, com presença da viúva de Borges, María Kodama, e do autor da obra, Raúl Farco. Organizado pelo Ministério da Cultura, o ato incluiu também a entrega de prêmios "Jovem Leitor", que reconhece os três usuários mais ativos das bibliotecas públicas entre seis e 21 anos.

Devido à comemoração do aniversário do autor de "O Aleph" foram lançadas nesta quarta-feira as Jornadas Internacionais Borges Leitor, que abordam os hábitos e preferências literárias do escritor durante três dias de atividades culturais.

O programa será desenvolvido na Biblioteca Nacional - que Borges dirigiu durante 18 anos - e incluirá uma mostra de 500 volumes da sua coleção pessoal doada ao centro, com suas anotações.

Além da homenagem feita pelo Governo argentino, o Google também lembrou Borges com um doodle (desenho que aparece em sua página de início) que celebra a data.