Topo

Entretenimento

Matrioshkas gigantescas são expostas em Moscou

EFE
Matrioshkas gigantes em exposição em Moscou, na Rússia (23/08/2011) Imagem: EFE

23/08/2011 13h41

Moscou, 23 ago (EFE).- Gigantescas matrioshkas, bonecas típicas russas adornadas com pinturas populares, estão em exposição atualmente em um shopping de Moscou.

Ao contrário das tradicionais matrioshkas, estas atraem a atenção de milhares de espectadores por suas impressionantes dimensões, que variam de seis metros a 13 metros.

A instalação sob a cúpula de cristal do novo shopping de Moscou Afimoll City exigiu o uso de guindastes especiais, detalharam os organizadores do evento.

O projeto criado pelo pintor russo Boris Krasnov participou da exposição nacional da Rússia em Paris em 2010 e foi visitado pelo primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, e seu colega francês, François Fillon.

As bonecas são adornadas com diferentes técnicas de pintura como Gzhel, khokhloma e outros procedimentos do artesanato russo.

Acredita-se que as matrioshkas russas foram inspiradas na boneca japonesa Fukuruma, criada no fim do século 19 por uma oficina de brinquedos infantis de Moscou.

O carpinteiro Sergey Malyutin, inspirado pela beleza do brinquedo, fez figuras parecidas. Outro pintor as decorou como meninas vestidas com roupas populares do campo.

O brinquedo era composto por oito bonecas de diferentes tamanhos colocados um dentro do outro.

Naquela época o nome Matriona era um dos mais populares para as meninas russas e desde então o brinquedo se chama "Matrioshka" (diminutivo de Matriona).

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento