Topo

Washington homenageia Martin Luther King com monumento no National Mall

22/08/2011 17h11

Raquel Godos.

Washington, 22 ago (EFE).- Árvores, pedra e água se combinam para simbolizar a mensagem de esperança, justiça e democracia na estátua em memória de Martin Luther King que ficará exposta a partir desta segunda-feira no National Mall de Washington.

O monumento será inaugurado após 15 anos de projeto, no próximo domingo em uma cerimônia oficial que contará com a presença do presidente Barack Obama.

A inauguração coincidirá com o 48º aniversário do famoso discurso "I have a dream" (Tenho um sonho), que King pronunciou durante a "Marcha em Washington pelo Trabalho e a Liberdade" em 1963 no Lincoln Memorial, a poucos metros onde se ergue agora sua própria estátua.

A "Pedra da Esperança" é cercada por 14 das frases mais célebres do ativista afro-americano e retrata o perfil de Luther King, com os braços cruzados, olhando para o horizonte.

Durante a apresentação à imprensa, o autor da obra, o chinês Lei Yixin, disse que foi uma honra participar de um projeto como este, com o qual se presta homenagem a um homem "que não só foi um herói para os Estados Unidos, mas para todo o mundo".

"Quando se olha para a escultura, cujo nome é 'A Pedra da Esperança', é possível perceber a expressão de seu rosto e sentir essa esperança. Nota-se como ele tem a testa franzida porque está pensando no futuro da humanidade. Está pronto para seguir adiante" explicou Lei Yixin.

Para o escultor chinês foi um desafio trabalhar no monumento em memória de King, já que precisava "transmitir um sonho universal, o sonho da igualdade pela qual esteve na prisão e sacrificou sua vida", como acrescentou.

Ao redor da escultura de nove metros crescem dezenas de cerejas, olmos e outras plantas orientais. Ao seu lado, estão os monumentos respectivos aos presidentes Thomas Jefferson e Abraham Lincoln.

"A estátua de King é o primeiro monumento do National Mall que é dedicado a um homem de cor, de esperança e paz", disse o presidente da Fundação em Memória de Martin Luther King, Harry E. Johnson. Para ele, esta homenagem remete não só a pessoa que ele foi, mas os valores pelos quais lutou, fazendo com que os visitantes reflitam sobre a influência dos ativistas em suas vidas.

"Com a ajuda da equipe e da fundação, meu papel foi simplesmente dirigir o projeto, mas sinto uma enorme satisfação em ter sido testemunha da transformação de um sonho em realidade" disse o arquiteto Ed Jackson, encarregado do projeto da obra.

Jackson quis reconhecer especialmente o trabalho de Yixin, porque sem seu talento "a presença física e o componente emocional da obra não estariam aqui".

A imagem que os visitantes podem ver a partir desta segunda-feira no National Mall de Washington, não corresponde a nenhum retrato prévio, mas à essência que Ying extraiu após horas e horas de observação.

"Quando conheci o mestre Ying pela primeira vez, tivemos que atravessar uma sala para chegar no seu estúdio e essa sala tinha todas as paredes forradas com centenas de fotos de Martin Luther King. Perguntei o motivo e ele me disse que se sentava todos os dias para captar o espírito de King", explicou Jackson.