Topo

Lone Scherfig aposta alto com "One Day"

20/08/2011 15h07

Antonio Martín Guirado.

Los Angeles (EUA), 21 ago (EFE).- A diretora dinamarquesa Lone Scherfig, após ser indicada ao Oscar por "Educação" (2009), aposta alto de novo com o romance "One Day", um longa protagonizado por Anne Hathaway e Jim Sturgess, que estreou nesta sexta-feira nos Estados Unidos.

"O melhor deste trabalho é gravar uma boa cena, captar um bom momento entre os atores. Cada filme me dá momentos de extremo prazer, e ver como chega ao resultado final é melhor que qualquer outra coisa", disse Lone.

Vinte anos. Duas pessoas. Um amor sublime. Essa é a premissa de "One Day". Após se conhecerem em uma festa de faculdade em 1988, Emma (Anne) e Dexter (Sturgess) iniciam uma longa amizade. Ela, jovem de classe média, idealista e que sonho mudar o mundo; ele, de família rica, um tipo encantador que vê o mundo como se fosse um pátio de recreio.

"Se as pessoas chorarem e se emocionarem, isso vai significar muito para mim", admitiu Lone. "Às vezes eu mesma me emociono e rio muito durante a gravação, mas parte do meu trabalho é manter a calma e controlar as minhas emoções, fazer com que a história não fique sentimental. Tento não me envolver emocionalmente; esse é o papel do público, não o meu", manifestou.

Lone aposta em "One Day" por causa de um elemento muito particular, ao revisar a relação entre essas duas pessoas que se encontram uma vez por ano, ao longo de 20 anos e sempre no mesmo dia, 15 de julho, quando se conheceram. Assim, o espectador descobre os momentos chave dessa amizade, seja estando juntos ou separados, através das brigas, esperanças e oportunidades perdidas.

Em algum momento dessa trajetória em comum, ambos descobrem que o que sempre perseguiram estava muito perto deles o tempo todo, algo que Lone se identificou, pois conheceu seu marido aos 12 anos e, após se relacionar com outras pessoas, se casou com ele 20 anos depois.

"Ri muito com o roteiro, mas a partir da página 75 a história toma uma direção inesperada, mais intensa. Quis fazer este filme porque tem valores fortes e passa uma boa mensagem. Com ela, e com meu trabalho em geral, espero proporcionar um equilíbrio entre o humor e a emoção. Oferecer um bom produto cinematográfico, sem ser pretensioso", declarou.

Lone, um dos nomes ligados ao movimento cinematográfico conhecido como Dogma, que defendia em meados da década de 1990 o cinema feito sem artifícios, adquiriu fama internacional com a candidatura ao Oscar recebida por "Educação", apesar de contar em seu currículo obras tão conhecidas como "Italiano Para Principiantes" (2000).

"Educação", além da indicação de melhor filme, também obteve as candidaturas de melhor roteiro adaptado (Nick Hornby) e de melhor atriz (Carey Mulligan), uma nomeação que Anne pode repetir em 2012.

"Anne leu o roteiro e voou para Londres para me dizer que queria o papel. É uma grande estrela e uma atriz extraordinária, cheia de emoção e muito expressiva. Aqui tem um grande papel, com grande desenvolvimento: vemos Emma como uma mulher insegura que aprende a ser feliz com o tempo. Sei que Anne acredita que tem muito em comum com sua personagem", afirmou a diretora.

O roteiro é obra de David Nicholls, autor do romance homônimo na qual se baseia o filme, cujo elenco inclui Patricia Clarkson, Ken Stott, Rafe Spall e Romola Garai.

Lone manifestou uma satisfação genuína ao ouvir as primeiras reações à sua obra, e não poupou elogios a sua equipe de gravação.

"Queríamos ser fiel ao romance, mas ao mesmo tempo queríamos oferecer algo espontâneo, uma experiência que só se pode ter no cinema. Por isso, focamos no trabalho da produção, figurino, maquiagem, a música.Nos dedicamos para que cada momento fosse excepcionalmente bom", concluiu.