Topo

Bolshoi ganha novo órgão para sua reabertura

19/08/2011 16h15

Moscou, 19 ago (EFE).- O lendário teatro russo Bolshoi, que em outubro será reaberto depois de seis anos de reformas polêmicas, recebeu nesta sexta-feira um órgão novo, que pesa oito toneladas.

"O Bolshoi nunca teve um instrumento como este. Foi fabricado na Bélgica por encomenda", afirmou Mikhail Sidorov, porta-voz da companhia construtora Summa Capital, como informaram agências russas.

"O órgão, cujo processo de fabricação foi longo e complexo, foi projetado levando em conta as características arquitetônicas e acústicas do prédio", acrescentou o representante da empresa fabricante.

"Todos os detalhes foram feitos à mão. O instrumento tem 1.819 canos metálicos, centenas de canos de madeira, 31 registros e dois teclados e no total pesa oito toneladas", disse o representante.

Devido a seu grande tamanho, o órgão será erguido peça por peça dentro do prédio do teatro, pois não pode passar inteiro por nenhuma das portas.

O Bolshoi realizará sua reabertura solene no dia 28 de outubro, e no dia 2 de novembro terá sua primeira estreia desde julho de 2005, com a ópera "Ruslan e Ludmila", do compositor russo Mikhail Glinka.

Segundo os construtores, a reforma permitiu ao teatro recuperar a acústica perdida durante as últimas décadas. O espaço do público foi reduzido para ficar menos abarrotado e o da orquestra aumentado, propiciando mais liberdade aos músicos.

Além disso, o escudo soviético foi retirado da fachada do teatro, que agora é adornada com uma águia bicéfala, símbolo do império czarista e da Federação Russa, o Estado herdeiro da União Soviética.