Topo

Exposição mostra Elvis, Beatles e Mohammed Ali antes de se tornarem mitos

Charles Trainor Jr posa em frente a imagem feita por seu pai na exposição "Intersection of Greatness: The Legends Meet in Miami" - EFE/THE PERFECT EXPOSURE
Charles Trainor Jr posa em frente a imagem feita por seu pai na exposição "Intersection of Greatness: The Legends Meet in Miami" Imagem: EFE/THE PERFECT EXPOSURE

18/08/2011 20h04

Los Angeles (EUA), 18 ago (EFE).- Elvis Presley, os Beatles e Mohammed Ali protagonizam a partir desta quinta-feira uma exposição fotográfica em Los Angeles que mostra o salto na carreira destas estrelas através de fotos tiradas em Miami pouco antes de se transformarem em mitos.

Obra de Charles Trainor, a exibição intitulada "Intersection of Greatness: The Legends Meet in Miami", reúne 22 imagens feitas nos anos 1956 e 1964, 70% inéditas e algumas famosas como a do "rei do rock" em plena apresentação no teatro Olympia.

"Pisando em ovos, sua expressão corporal, a forma na qual sustenta o microfone... A foto não só reflete o momento histórico, mas também a energia e a pureza de Elvis quando era apenas popular, já que à medida que as pessoas são mais famosas se perde um pouco d que eram realmente", comentou o filho do autor, Charles Trainor Jr, à Agência Efe.

A imagem foi capa de revistas como "Rolling Stone", "Newsweek", "Time" e "Life" e é uma das mais valorizadas da coleção (seu preço de venda é superior a US$ 7 mil) que foi publicada dois dias depois da celebração do 34º aniversário da morte do cantor.

Entre as fotos está também o Lincoln que conduziu Presley até Miami em 1956 para realizar sete shows em 2 dias, um carro no qual seus fãs lhe deixaram mensagens com batons como "Não seja cruel, por favor telefone", junto com um número de telefone.

Oito anos mais tarde seriam os Beatles que aterrissariam em Miami, em fevereiro de 1964, para fazer seu segundo show em sua primeira turnê pelos EUA e participar do programa de televisão de Ed Sullivan.

As fotos de Trainor mostram os ensaios, assim como a atuação no Gator Bowl onde sofreram a ameaça do furacão Dora com ventos de mais de 70 km/h, e os primeiros mergulhos de cabeça em uma praia caribenha do quarteto de Liverpool, que se misturavam sem problemas com banhistas e fãs.

A visita dos britânicos em Miami coincidiu com o confronto entre o campeão dos pesos pesados Sonny Liston com um aspirante conhecido então pelo nome de Cassius Clay, mais tarde rebatizado de Mohammed Ali.

"A imprensa queria juntar os Beatles com algum dos lutadores, mas Liston não tinha nenhum interesse portanto lhes obrigaram a ir ao ginásio onde estava Clay", explicou Trainor Jr. diante de uma foto na qual se vê as integrantes da banda posando como se fossem golpeados pelo mítico boxeador.

Essa e outras imagens mostradas, que poderão ser conferidas durante um mês na galeria The Perfect Exposure, tinham permanecido esquecidas em uma caixa dentro de uma armário na casa de Trainor Jr. até há dois anos quando apareceram por acaso em uma mudança junto com centenas de negativos nunca impressos.

"Foi uma surpresa", disse Trainor Jr. que lembrou que quando seu pai tirou as fotos ninguém sabia que os personagens se transformariam naqueles jovens e não havia tanto interesse como agora em suas vidas.