Topo

Admiradores lembram o centenário de Cantinflas

13/08/2011 02h05

México, 12 ago (EFE).- Dezenas de admiradores do mito do cinema mexicano Cantinflas passaram nesta sexta-feira na capital do México perante o túmulo de Mario Moreno Reyes, onde foram depositadas flores e emoções foram compartilhadas, ao se celebrar o centenário de seu nascimento.

"Não haverá outro como ele... Nunca!", disse à Agência Efe Guadalupe Ruiz, uma mulher afligida por não ter tido dinheiro para trazer flores ao túmulo, mas que não deixou de comprar seus filmes.

Seu testemunho foi um entre tantos escutados perante o sepulcro, visitado também Mario Moreno Ivanova, único filho do ator (1911-1993), que liderou uma missa celebrada na capela do Panteão Espanhol.

"Estou muito contente, feliz de compartilhar com todos este centenário dele. Sinto que ele queria estar aqui para agradecer pessoalmente todo o carinho das pessoas com ele em lembranças, eventos, festejos, celebrações. O agradeço muitíssimo a todos", disse após a cerimônia Mario.

À noite, a primeira-dama do México, Margarita Zavala, foi a encarregada de presidir a emissão de um selo postal, do qual há duas versões: em uma figura um quadro de Rufino Tamayo de 1947 que o artista presenteou a Cantinflas e na outra uma fotografia do comediante iluminado com uma lanterna.

Nesta emissão filatélica de coleção, limitada a 200 mil exemplares, só 250 levarão o selo, por isso que está previsto que se transformem em objetos muito prezados.