Topo

Rua que virou símbolo da divisão de Berlim receberá ato que lembra o muro

12/08/2011 13h25

Berlim, 12 ago (EFE).- A Bernauer Strasse, símbolo da divisão alemã por ter sido partida pelo Muro de Berlim, será palco neste sábado do ato central que lembrará o 50º aniversário de sua construção, em 13 de agosto de 1961.

Durante o ato comemorativo, presidido pela chanceler Angela Merkel e pelo presidente Christian Wulff, o monumento e centro de documentação da Bernauer Strasse, em processo de ampliação, inaugurará seu segundo andar.

Junto ao ato central nesse local histórico, está previsto que Berlim lembre com um minuto de silêncio, às 12h (7h de Brasília), as vítimas do muro que partiu a cidade na época da Guerra Fria. As bandeiras dos edifícios públicos da capital também serão ondeadas em memória a uma traumática divisão que se prolongou por 28 anos.

A Bernauer Strasse, o principal lugar em lembrança à divisão da Alemanha, ampliará seu centro de documentação com uma recriação de imóveis que foram demolidos para construir o muro, explicou o diretor da Fundação Muro de Berlim, Axel Klausmeier.

O muro engoliu regiões inteiras desta cêntrica via, como casas, uma igreja, estabelecimentos comerciais, bares e instalações culturais, que foram desaparecendo pouco a pouco.

Os moradores de Berlim foram surpreendidos em 13 de agosto de 1961, um domingo, ao ver como a rua amanhecia cruzada por arames farpados, primeira divisão da cidade, à qual seguiria o muro de concreto.

Além disso, a exposição revela como os berlinenses do lado ocidental escavaram até 1963 quatro túneis entre as ruas Ackerstrasse e Brunnenstrasse pelos quais mais de 200 pessoas conseguiram fugir para a parte oeste da cidade.

Para o prefeito-governador de Berlim, o social-democrata Klaus Wowereit, "o centro comemorativo do Muro de Berlim na Bernauer Strasse lembra e marca este lugar historicamente especial, no qual é possível experimentar e imaginar o que representou esta fronteira para as pessoas, além de honrar as vítimas".