China presenteia Chile com estátua em comemoração ao resgate dos mineiros
Pequim, 12 ago (EFE).- O resgate dos mineiros chilenos, que no ano passado ficaram presos durante 70 dias na cidade de Copiapó (norte do Chile), ficará marcada em uma escultura que a China presenteou o município do país sul-americano um ano depois.
A estátua, de 12 metros de altura e 20 toneladas, foi encarregada ao artista chinês Yao Iuane pela Fundação Esculturas pela Paz no Mundo (WPS, sua sigla em inglês), uma organização privada sem fins lucrativos do país asiático.
A obra, que ficará em uma praça na entrada da cidade de Copiapó, será inaugurada no dia 13 de outubro, mesmo dia do primeiro aniversário do resgate dos trabalhadores.
A apresentação oficial do projeto foi feita na Embaixada do Chile em Pequim, com um ato no qual participaram o prefeito de Copiapó, Maglio Cicardini, o diretor da WPS para a América Latina, Marcelo Pizarro, e o artista, além de figuras diplomáticas.
"Estamos felizes pelo reconhecimento do povo chinês", disse Cicardini à Agência Efe.
Por sua vez, Yao destacou em seu discurso o valor simbólico da obra, que representa a "Deusa da Paz".
"Ninguém lembra quem é o escultor da Estátua da Liberdade, mas se tornou um símbolo dos Estados Unidos. No futuro ninguém lembrará quem esculpiu a obra que hoje apresentamos, mas se tornará um símbolo da paz", disse o artista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.