Topo

Complexo do Alemão terá mapa virtual criado por jovens

10/08/2011 16h26

Rio de Janeiro, 10 ago (EFE).- Uma iniciativa impulsionada por uma ONG permitirá que jovens do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, criem um mapa virtual das ruas da comunidade e que identifique e localize postos de saúde, escolas, lojas, bares, áreas de lazer e de atividades culturais.

A ideia, chamada Wikimapa, incluirá informação e ruas das 16 comunidades que integram o bairro que não aparecem nos mapas convencionais da internet. "O projeto quer estimular a criação do conteúdo digital por parte dos moradores das favelas para transformá-los em protagonistas da mudança social", disse Patricia Azevedo, uma das coordenadoras do programa, apoiado pela ONG Rede Jovem.

Segundo seus criadores, Wikimapa é uma ferramenta orientada à consulta e aberta à colaboração, elaborada através de celulares com GPS integrados ao portal "www.wikimapa.org.br". A fim de desenvolver com sucesso a iniciativa, a ONG capacitou jovens do Complexo do Alemão com conhecimentos dos bairros para que se responsabilizem do mapeamento da zona através de celulares fornecidos pela Fundação Telefónica, que apoia a iniciativa.

"Não queremos fazer um mapa das favelas, mas colocá-las no mapa", acrescentou Natalia Santos, uma das responsáveis do projeto, que pode ser concretizado após a presença do Exército no Complexo, que invadiu a região em novembro do ano passado e que permitiu a instalação de antenas.

Cada local mapeado dos 16 bairros receberá um adesivo identificativo a fim de informar os moradores que o lugar já foi incluído e registrado no Wikimapa.

Com o objetivo de revitalizar os bairros, as autoridades inauguraram nos últimos meses dezenas de obras de infraestruturas como a instalação de um teleférico que une seis favelas e que oferece cobertura a 70% da população.