Entretenimento

Complexo do Alemão terá mapa virtual criado por jovens

10/08/2011 16h26

Rio de Janeiro, 10 ago (EFE).- Uma iniciativa impulsionada por uma ONG permitirá que jovens do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, criem um mapa virtual das ruas da comunidade e que identifique e localize postos de saúde, escolas, lojas, bares, áreas de lazer e de atividades culturais.

A ideia, chamada Wikimapa, incluirá informação e ruas das 16 comunidades que integram o bairro que não aparecem nos mapas convencionais da internet. "O projeto quer estimular a criação do conteúdo digital por parte dos moradores das favelas para transformá-los em protagonistas da mudança social", disse Patricia Azevedo, uma das coordenadoras do programa, apoiado pela ONG Rede Jovem.

Segundo seus criadores, Wikimapa é uma ferramenta orientada à consulta e aberta à colaboração, elaborada através de celulares com GPS integrados ao portal "www.wikimapa.org.br". A fim de desenvolver com sucesso a iniciativa, a ONG capacitou jovens do Complexo do Alemão com conhecimentos dos bairros para que se responsabilizem do mapeamento da zona através de celulares fornecidos pela Fundação Telefónica, que apoia a iniciativa.

"Não queremos fazer um mapa das favelas, mas colocá-las no mapa", acrescentou Natalia Santos, uma das responsáveis do projeto, que pode ser concretizado após a presença do Exército no Complexo, que invadiu a região em novembro do ano passado e que permitiu a instalação de antenas.

Cada local mapeado dos 16 bairros receberá um adesivo identificativo a fim de informar os moradores que o lugar já foi incluído e registrado no Wikimapa.

Com o objetivo de revitalizar os bairros, as autoridades inauguraram nos últimos meses dezenas de obras de infraestruturas como a instalação de um teleférico que une seis favelas e que oferece cobertura a 70% da população.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo