Topo

Celebrações do centenário de Jorge Amado começam nesta quarta (20) em Salvador

O escritos baiano Jorge Amado, em 1982 - José Nascimento/Folhapress
O escritos baiano Jorge Amado, em 1982 Imagem: José Nascimento/Folhapress

10/08/2011 15h04

São Paulo, 10 ago (EFE) - Autoridades brasileiras e representantes do mundo da cultura prestaram nesta quarta-feira uma homenagem ao escritor Jorge Amado com diversos atos e conferências que darão início às celebrações pelo centenário de seu nascimento.

O programa de atividades começou na Fundação Casa Jorge Amado, em Salvador, na Bahia, estado onde há 99 anos nascia o escritor.

Durante o ato, que contou com a presença do secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim e de Paloma e João Jorge Amado, filhos do escritor, entre outros, foram apresentadas algumas das atividades programadas para o ano Jorge Amado, que se prolongará até o final de 2012, quando serão comemorados 100 anos de seu nascimento.

Está previsto que nesta mesma noite o escritor moçambicano Mia Couto ofereça uma conferência com o objetivo de desvelar o olhar e a leitura africana da obra do brasileiro.

Até o final de 2012, o país lembrará o escritor que criou personagens que permanecem na memória dos brasileiros, em parte graças às adaptações de suas obras para o cinema e a televisão.

Um dos destaques do programa de homenagens pelo centenário do escritor será a estreia em outubro do filme "Capitães de Areia".

Para coordenar as atividades foi criada uma comissão integrada por parentes de Jorge Amado, pela diretora da fundação, Myriam Fraga, e por representantes da editora Companhia das Letras e da Academia Brasileira de Letras.