Topo

Anonymous nega autoria de futuro ataque contra Facebook

10/08/2011 19h37

Washington, 10 ago (EFE).- O grupo de hackers Anonymous negou através da conta do Twitter qualquer envolvimento por trás do suposto ataque contra o Facebook que circula na internet, contudo, admitiu que os líderes responsáveis podem ser membros do grupo que atua de forma independente.

Na terça-feira passada, supostos hackers, sob o nome de Anonymous, postaram um vídeo no YouTube onde declaravam suas intenções de "acabar com o Facebook pelo bem de sua própria privacidade" e pedia a outros "hacktivistas" a unir-se à causa. Através da conta do Twitter @OpFacebook, e com um avatar com o símbolo do Anonymous, os hackers ameaçavam boicotar a rede social Facebook no dia 5 de novembro, no entanto, outros membros do grupo negaram através da mesma rede que todos apoiassem o ataque.

"Não estamos por trás da Operação Facebook. Não é nosso estilo acabar com o mensageiro", garante um dos tweets que desmentem a participação do Anonymous.

"Os distúrbios estão em andamento. Não é uma batalha pelo futuro da privacidade e da publicidade. É uma batalha pela escolha e o consentimento informado", explicava o manifesto do vídeo no YouTube.

Dia 5 de novembro é a data que remete a detenção em 1605 do conspirador católico Guy Fawkes quando planejava a chamada "Conspiração da Pólvora", com a qual pretendia acabar com o Parlamento britânico e assassinar assim o então rei protestante Jaime I. Desde então, Fawkes se transformou em um símbolo para os ativistas e para os que se opõem à autoridade.