Entretenimento

Museu de N.York dedica mostra aos 30 anos de carreira de Picasso

09/08/2011 17h59

Nova York, 9 ago (EFE).- A Coleção Frick de Nova York dedicará a partir do outubro uma exposição dos desenhos do espanhol Pablo Picasso (1881-1973), que vai explorar os primeiros 30 anos de carreira do pintor por meio de seus trabalhos em papel.

"Nos desenhos é possível contemplar alguns dos passos mais importantes de sua carreira: sua formação tradicional, as influências dos trabalhos de professores antigos e a invenção do cubismo com Georges Braque", informou nesta terça-feira em comunicado a curadora da mostra, Susan Grace Galassi.

"Os desenhos de Picasso, 1890-1921: Reinventando a Tradição" reunirá em Nova York, a partir do dia 4 de outubro até o início de 2012, mais de 60 obras feitas a lápis, tinta, aquarela e guache que estão vinculadas às peças da seleção permanente da Coleção Frick.

O fundador do museu, Henry Clay Frick (1849-1919), e Picasso "compartilharam seu gosto pela mesma herança artística, um como colecionador e outro como criador", assinalou o museu no mesmo comunicado.

Assim, as referências a trabalhos de El Greco (1541-1614), Francisco de Goya (1746-1828) e Pierre-Auguste Renoir (1841-1919), todos eles representados na Coleção Frick, são constantes nos desenhos de Picasso que poderão ver vistos em Manhattan.

"Na última década, os estudiosos focaram na relação de Picasso com antigos professores e com seus antecessores do século 19, mas isto não foi observado especificamente em seus desenhos, onde muitas destas referências apareceram pela primeira vez", disse Susan.

"Tentamos não fazer comparações diretas entre os desenhos de Picasso e os de outros artistas, e mostrar também a extensão e os registros de referências, no aspecto técnico e estilístico, de seus desenhos", acrescentou a curadora.

Seu objetivo, por outro lado, é oferecer um contexto histórico "às inovações e invenções na arte de Picasso, e mostrar, além disso, que era evidente que ele se situava no final de uma grande rede de artistas", afirmou.

"O desenho é uma linguagem comum que os artistas aprimoraram e foram passando de geração em geração, por isso que esta área do trabalho de Picasso parece perfeita para ser pesquisada", acrescentou.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo