Topo

Episódios que levaram à construção do Muro de Berlim

08/08/2011 12h17

Berlim, 5 ago (EFE).- Estes foram os episódios que levaram à construção do Muro de Berlim, que há 50 anos dividiu a atual capital alemã em duas, separando o bloco ocidental e capitalista do oriental e comunista.

31 de dezembro de 1960
O número de fugitivos da República Democrática Alemã (RDA) para a República Federal da Alemanha (RFA) chega a 200 mil no ano de 1960.

21 de janeiro de 1961
O presidente do Conselho de Estado da RDA e secretário-geral do Partido Socialista Unificado, Walter Ulbricht, pede a seu ministro da Defesa, Heinz Hoffmann, que assegure a fronteira do Estado com a RFA e, especialmente, com Berlim Ocidental.

10 de fevereiro de 1961
Vários grupos de trabalho de membros do Partido Socialista Unificado e de funcionários do Ministério de Transporte discutem as diferentes possibilidades para conter o êxodo.

16 de março de 1961
O Comitê Central do Partido Socialista Unificado culpa as fugas maciças pela crise econômica e Ulbricht pede uma "batalha decisiva contra a emigração da RDA".

1 de maio de 1961
Um funcionário do Ministério das Relações Exteriores da RDA foge para Berlim Ocidental e informa às autoridades dos diferentes planos do Partido Socialista Unificado para conter as fugas, entre os quais se encontrava a construção de um muro.

15 de junho de 1961
Para aplacar os rumores, Ulbricht declara em entrevista coletiva que "ninguém tem a intenção de construir um muro".

12 de agosto de 1961
Com o apoio de Moscou, Ulbricht manda marcar as fronteiras da RDA com Berlim Ocidental.

13 de agosto de 1961
Policiais armados iniciam de madrugada a construção do Muro de Berlim, levantando barricadas de arame farpado e rompendo o pavimento das ruas fronteiriças entre Berlim Oriental e Berlim Ocidental.

17 de agosto de 1961
O primeiro lance de barricadas provisório é substituído por um muro de pedra.

24 de agosto de 1961
Rudolf Urban, o primeiro fugitivo da RDA que tenta atravessar o muro em direção a Berlim Ocidental, morre baleado.

Esta cronologia foi elaborada com dados da Central Federal para a Educação Política e do Centro de Pesquisa Histórica da Alemanha.