Topo

Designer Ron Arad cria cortina gigante em Londres que engole visitantes

08/08/2011 18h20

Londres, 8 ago (EFE).- O designer e arquiteto israelense Ron Arad apresentou nesta segunda-feira em Londres sua última criação, uma gigantesca cortina circular de silicone onde se projetam os trabalhos de seus artistas favoritos e que "engole os visitantes".

A sofisticada instalação, chamada "Curtain Call" e que poderá ser conferida a partir de terça-feira até 29 de agosto, foi especialmente projetada para a sala de concertos londrina Roadhouse e funciona como uma tela de 360 graus, onde expõem artistas como o espanhol Javier Marechal.

O "mágico" pano de fundo tem diâmetro de 18 metros e está formado por 5,6 mil tiras de silicone de oito metros de altura, o que permite que o visitante entre e saia do círculo, e presenciar o espetáculo tanto dentro como fora.

Trata-se, segundo seu criador, de ser "engolido pelas imagens" neste experimento de design e performance ao vivo, no qual participaram 10 artistas além de alguns alunos de Ron Arad na Royal Collage of Art de Londres, onde o arquiteto israelense mora.

O artista visual estabelecido em Nova York Christian Marclay transforma o espaço no teclado de um piano tocado verticalmente por várias mãos gigantes. O britânico Mat Collishaw submerge o público em uma impactante e doentia tempestade tropical enquanto o fotógrafo israelense Ori Gersht transforma a cortina circular em uma praça de touro onde o visitante adota o ponto de vista do toureiro.

Também é possível assistir ao desfile do estilista Hussein Chalayan e sentir-se dentro de um caleidoscópio gigante criado por Marechal.

Ron Arad, que intercalou sua carreira como designer industrial com a arquitetura, organizou uma noite especial para que o público possa levar até a Roundhouse seu próprio notebook e projetar o que queiram no gigante pano de fundo.

A entrada dependerá da generosidade dos visitantes, já que o artista não fixou um preço.