Topo

Estátua de faraó do Antigo Egito será transferida de Berlim para Nova York

05/08/2011 15h02

Nova York, 5 ago (EFE).- Uma estátua de um faraó do Antigo Egito de nove metros de altura, quase nove toneladas e de 4 mil anos será transferida do Museu Egípcio de Berlim para ser exibida até 2021 no Museu de Arte Metropolitano de Nova York, informou nesta sexta-feira a instituição americana.

A escultura foi esculpida em um só bloco de rocha e representa Amenemhat II, o terceiro monarca da XII Dinastia do Império Médio (1919-1885 a.C.), vestido com uma saia até o joelho e sentado sobre um trono, segundo um comunicado do museu npva-iorquino.

A figura inclui um rabo de touro situado entre as pernas do rei para simbolizar sua força e o tradicional turbante associado ao poder de origem divina do faraó.

Quando chegar a Nova York, a estátua será colocada inicialmente no Grande Salão do Museu de Arte Metropolitano e um ano depois será transferida ao pavilhão egípcio da galeria nova-iorquina, onde permanecerá até 2021, data em que voltará para a Alemanha.

A escultura, que está no Museu Egípcio de Berlim desde 1837, começou a ser construída a partir de um enorme bloco de rocha procedente de uma pedreira de Assuã que foi transportada a Mênfis, onde acabou de ser esculpida, e foi erguida dentro de um templo.

Após seis séculos, Ramsés II e seu filho Merneptah inscreveram nela seus nomes e a transferiram à sua capital, Pi-Ramsés, onde ficou por 200 anos até ser levada à cidade de Tânis.

Em Tânis ela foi desenterrada no século XIX por arqueólogos europeus que venderam a peça ao Museu Egípcio de Berlim.