Topo

Pianista russo Nikolai Petrov morre aos 69 anos

03/08/2011 11h44

Moscou, 3 ago (EFE) - O virtuoso pianista russo Nikolai Petrov morreu nesta quarta-feira em Moscou aos 69 anos de idade, informou o canal de televisão "NTV".

Considerado um dos grandes pianistas contemporâneos do mundo, Petrov sofreu um derrame cerebral em maio durante uma viagem a Minsk para participar de um fórum musical.

"É uma grande perda para a cultura russa. Petrov foi um músico excelente, que contribuiu muito para a cultura instrumental", disse Natalia Uvárova, chefe de imprensa do Ministério da Cultura da Rússia.

O chefe do Conselho de Direitos Humanos da Administração presidencial, Mikhail Fedotov, afirmou que Petrov "era um grande pianista e uma pessoa maravilhosa".

O pianista, que nasceu em Moscou em 1941, no seio de uma família de músicos ilustres, tocou com as principais orquestras sinfônicas do mundo, com um repertório fundamentalmente de música clássica e romântica.

Em 1962 ganhou a medalha de prata no Concurso Van Cliburn, nos Estados Unidos, e, em 1964, a medalha de prata no Concurso Rainha Elizabeth, em Bruxelas.

Até hoje era o presidente da Academia das Artes da Rússia, além de fundador e presidente do fundo benéfico que leva seu nome, destinado a apoiar músicos.