Pianista russo Nikolai Petrov morre aos 69 anos
Moscou, 3 ago (EFE) - O virtuoso pianista russo Nikolai Petrov morreu nesta quarta-feira em Moscou aos 69 anos de idade, informou o canal de televisão "NTV".
Considerado um dos grandes pianistas contemporâneos do mundo, Petrov sofreu um derrame cerebral em maio durante uma viagem a Minsk para participar de um fórum musical.
"É uma grande perda para a cultura russa. Petrov foi um músico excelente, que contribuiu muito para a cultura instrumental", disse Natalia Uvárova, chefe de imprensa do Ministério da Cultura da Rússia.
O chefe do Conselho de Direitos Humanos da Administração presidencial, Mikhail Fedotov, afirmou que Petrov "era um grande pianista e uma pessoa maravilhosa".
O pianista, que nasceu em Moscou em 1941, no seio de uma família de músicos ilustres, tocou com as principais orquestras sinfônicas do mundo, com um repertório fundamentalmente de música clássica e romântica.
Em 1962 ganhou a medalha de prata no Concurso Van Cliburn, nos Estados Unidos, e, em 1964, a medalha de prata no Concurso Rainha Elizabeth, em Bruxelas.
Até hoje era o presidente da Academia das Artes da Rússia, além de fundador e presidente do fundo benéfico que leva seu nome, destinado a apoiar músicos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.