Entretenimento

Miami exibe documentos históricos e obras inspiradas na "Mona Lisa"

AP
"Mona Lisa", quadro de Leonardo da Vinci no Museu do Louvre em Paris, França Imagem: AP

03/08/2011 16h08

Miami, 3 ago (EFE).- Miami receberá a exposição inédita nos Estados Unidos "Mona Lisa Unveiled" (Mona Lisa Revelada, em tradução livre), que apresenta cinco séculos de documentos e obras inspiradas no retrato pintado pelo renascentista Leonardo da Vinci (1452-1519), informou nesta quarta-feira o Miami Dade College.

A mostra, que será aberta ao público em 26 de agosto, apresenta Da Vinci em um entorno exclusivo de "monas lisas" que aparecem nuas, vestidas e até com bigode, como é o caso da provocadora "Gioconda" pintada no século 20 pelo francês Marcel Duchamp.

A exposição, que se divide em duas seções, foi organizada por meio do sistema de galerias do Miami Dade College e do Museu Ideale Leonardo da Vinci, de Florença (Itália), e poderá ser visitada até 7 de outubro.

A primeira seção foca-se nos aspectos históricos que rodeiam o quadro e oferece documentos originais, dos séculos 16 ao 19, sobre o mistério do retrato.

Uma segunda parte da mostra aborda obras contemporâneas inspiradas na "Mona Lisa" do pintor, inventor, arquiteto, escultor, biólogo, músico e cientista italiano.

Entre as obras contemporâneas expostas estão as de Jean Margat, Salvador Dalí e do brasileiro Romero Britto, assim como versões do famoso retrato em formato digital.

A data exata da criação de "La Gioconda" é incerta, provavelmente entre 1503 e 1514, e seu sorriso e olhar enigmáticos continuam encantando os visitantes do Museu do Louvre, em Paris, onde a obra está abrigada. Segundo as últimas teorias, o quadro retrataria a jovem florentina Lisa Gherardini.

A mostra, criada por Alessandro Vezzosi, diretor do Museu Ideale Leonardo da Vinci, foi levada à Miami graças ao apoio do cônsul geral da Itália na cidade, Marco Rocca, e de Gloria Porcella, diretora da Galleria Ca d'oro, em Roma.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo