Topo

Descobertos vestígios do período Paleolítico em Portugal

02/08/2011 17h53

Lisboa, 2 ago (EFE).- Instrumentos pré-históricos, entre eles, uma ferramenta de pedra conhecida como "bifaz" e cerâmicas de origem romana, foram descobertos recentemente no município de Obidos, cerca de 80 quilômetros ao noroeste de Lisboa.

A Prefeitura anunciou nesta terça-feira em nota oficial a descoberta das peças, que aconteceu em maio durante trabalhos de remoção de terras no bairro A-da-Gorda.

Nas escavações, uma equipe arqueológica identificou vários fragmentos minerais de grandes dimensões, assim como materiais de pedra, que foram datados na etapa do Paleolítico inferior.

Entre estes pequenos materiais se destacam os bifaces, que são considerados as primeiras ferramentas pré-históricas e chegaram a ser incluídos na indústria Acheulense, que surgiu na África, Ásia e Europa há cerca de 1,6 milhões de anos.

Nas outras fossas foram encontraram pedras de pequena, média e grande dimensão atribuíveis a vestígios de construções da época do Império romano (27 a.C.- 476 d.C.), assim como algumas cerâmicas deste período.

A equipe arqueológica acredita que estes objetos podem ter pertencido a um casal desta época.