Topo

Robert de Niro apresentará edição especial do documentário "9/11"

01/08/2011 22h42

Nova York, 1 ago (EFE).- O ator americano Robert de Niro apresentará do Marco Zero de Nova York a reedição do premiado documentário "9/11" - relacionado aos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 -, que será transmitido pela rede de televisão "CBS" no décimo aniversário dos ataques.

Segundo comunicado emitido nesta segunda-feira pela emissora, De Niro "levará os espectadores novamente ao Marco Zero dez anos depois para apresentar imagens exclusivas da reconstrução dessa área e do Memorial do 11-9".

Um dos mais famosos moradores do bairro nova-iorquino de Tribeca, De Niro esteve diretamente envolvido na reconstrução da zona sul de Manhattan. Por isso, fundou em 2001 o Festival de Tribeca junto a outras personalidades do cinema, que buscam revitalizar essa área após o 11 de Setembro.

O ator já apresentou em 2002 a transmissão do documentário "9/11", gravado pelos diretores Jules e Gedeon Naudet, junto a James Hanlon.

"Com a câmera ainda gravando, os cineastas acompanharam cada passo dos bombeiros até que chegaram ao coração do que depois se conheceria como Marco Zero", explica o comunicado da emissora americana.

A "CBS" preparou uma reedição do documentário, denominada agora "9/11: Ten Years Later" (9/11: Dez Anos Depois), que será transmitida em horário nobre no dia 11 de setembro para lembrar o décimo aniversário dos atentados que deixaram cerca de 3 mil mortos em Nova York, Washington e Pensilvânia.