Topo

MTV comemora 30 anos e percorre transição entre videoclipe e reality show

01/08/2011 17h55

Nova York, 1 ago (EFE).- O canal de televisão "MTV", que revolucionou o mercado fonográfico dos Estados Unidos com sua programação ininterrupta de vídeos musicais, comemora nesta segunda-feira seu 30º aniversário imerso na transição dos videoclipes como base de seu sucesso para os reality shows que comandam agora sua grade de programação.

As comemorações serão lideradas pelo presidente da emissora, Stephen Friedman, e o cantor Usher, entre outros, que serão os encarregados de dar início à cerimônia de abertura oficial da Bolsa de Nova York.

A "MTV" começou seu percurso em 1º de agosto de 1981, quando um minuto após a meia-noite lançou sua programação com a transmissão de "Video Killed the Radio Star", do grupo britânico The Buggles, que previa assim as próximas mudanças da indústria musical americana.

O primeiro canal exclusivamente de música da história da televisão contribuiu decisivamente para a explosão das vendas das fonográficas, que por volta dos anos 1980 atravessavam uma de suas piores crises.

Uma das estreias de clipes mais marcantes foi em dezembro de 1983 com "Thriller", um vídeo de 14 minutos de Michael Jackson no qual englobava pela primeira vez os mundos do cinema e da música, e a realização dos primeiros "MTV Video Music Awards", que contou com a apresentação de Madonna com o hit "Like a Virgin".

Contudo, nos últimos tempos a empresa composta por três emissoras diferentes (MTV, MTV2 e MTVU), centrou seu sucesso em uma programação que se afasta das estreias musicais para se concentrar nos chamados reality shows, alguns tão bem-sucedidos como "Jersey Shore" e "Teen Moms".

O primeiro de seus reality shows foi "The Real World", que estreou em maio de 1992, um programa que seguia os passos de sete adolescentes que começaram a viver juntos em um apartamento em Nova York e que acaba de completar 25 anos.

Logo após, foram seguidos por sucessos como "Road Rules", "True Life", "Jackass", "Extreme Cribs", "The Osbournes", "MADE", "Punk'd", "Pimp My Ride", "Laguna Beach", "16 & Pregnant" e "Awkward", entre muitos outros, que se transformaram na base da programação do canal.