Topo

Presidente argentina inaugura mural de Evita Perón

26/07/2011 21h22

Buenos Aires, 26 jul (EFE).- A presidente argentina, Cristina Kirchner, inaugurou nesta terça-feira um retrato gigante de Eva Perón sobre uma das fachadas do edifício onde funcionam os ministérios de Desenvolvimento Social e de Saúde.

Sobre a tradicional Avenida 9 de Julio, o rosto de Evita foi imortalizado nesta obra, que lembra o mural de Ernesto Che Guevara na Praça da Revolução, em Havana.

"Evita é um autêntico ícone político e cultural de todos os argentinos", disse Cristina, em um ato que foi precedido por uma passeata de organizações sociais, sindicais e políticas, a 59 anos da morte da segunda esposa do três vezes presidente da Argentina Juan Domingo Perón.

A governante disse que quis colocar o rosto de Evita na fachada do edifício desde 2009, quando viu em Havana o mural do Che no edifício do Ministério do Interior cubano.

O retrato de Evita, que à noite será iluminado com luzes multicolores, foi realizado a ferro pelo artista argentino Daniel Santoro,e reproduz a imagem da ex-primeira-dama que aparece na capa do livro "A Razão da minha Vida".

A obra tem 31 metros de altura por 24 de largura e pesa 15 toneladas. Além da imagem, será montado outro perfil de Evita sobre a fachada norte, perto do Obelisco, que deve ser inaugurada no dia 22 de agosto.