Criadora de Hello Kitty lança sua nova personagem em Nova York
Nova York, 26 jul (EFE).- A criadora do popular desenho Hello Kitty, a japonesa Yuko Shimizu, foi nesta terça-feira à Nova York para apresentar seu novo personagem, a cachorrinha Rebecca Bonbon, uma bulldog francesa que vive nesta cidade.
Embora a luxuosa vida de Rebecca, que gosta de fazer compras, se vestir bem e comer doces, lembra muito os animais de estimação de herdeiras como Paris Hilton, a cachorrinha "adota os costumes de cada país que visita", disse à Agência Efe a ilustradora com um sorriso.
Yuko criou há 36 anos à gata mais famosa do Japão, Hello Kitty, quando trabalhava para a companhia Sanrio, que atualmente comercializa cerca de 50.000 produtos em 70 países, a maioria com a imagem da gatinha.
Rebecca Bonbon não alcançou por enquanto a popularidade de Hello Kitty, mas já pode ser vista em roupas e acessórios voltados para meninas dos Estados Unidos, Canadá, Japão, França, Brasil, Reino Unido, Alemanha, Rússia e Coreia do Sul.
"Não sei a razão do sucesso de Hello Kitty e da Rebecca Bonbon, mas acho que tem a ver com o fato de serem personagens tão lindos, e isso as torna populares no mundo todo", explicou Shimizu, que afirmou que quando criou à gata "não esperava conseguir tanta aceitação".
Apesar dos louros conseguidos com Hello Kitty, a artista afirmou que atualmente seu personagem favorito é a cachorrinha e que se inspirou em seus animais de estimação para criá-la.
"A inspiração para criar a Rebecca veio de um bulldog francês malhado que vi em uma revista. Ele me chamou a atenção porque tenho um gato assim", revelou Shimizu, que geralmente busca ideias "em fotografias e livros de ilustrações".
A ilustradora, que é uma ávida leitora, buscou o nome do romance "Rebeca", de Daphne du Maurier, enquanto que o personagem deve seu sobrenome aos bombons, devido a sua excelente personalidade e suas preferências gastronômicas.
O nome de sua mais famosa criação também veio de um romance: Kitty é em homenagem ao filhote branco que a protagonista de "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll, brincava.
Yuko saiu de Sanrio logo após criar a gatinha e se estabeleceu como ilustradora freelance, mas manteve sua identidade em seus trabalhos. Como Kitty, Rebecca tem um traço simples e é facilmente reconhecível, além de ser doce e de ter um enfeite na cabeça.
"Os japoneses gostam de coisas bonitas", assinalou Shimizu, em referência a um aspecto da cultura popular japonesa que eles denominam "kawaii", que pode ser traduzido como 'lindo'.
Assim, personagens que em outras culturas estariam mais voltados para o mundo infantil, ocupam no Japão lugares como o transporte ou até mesmo aparecer em avisos de caráter público.
Os protagonistas do videogame Pokémon e do desenho animado Doraemon são alguns dos que transcenderam sua origem para se tornarem autênticos ícones neste país, mas a estrela indiscutível deste mundo é sem dúvida a Hello Kitty.
No início, o personagem era desenhado sentado e ficou restrito a estampar pequenos objetos femininos, mas sua popularidade estourou rapidamente e a Sanrio começou a retratar a Kitty com todo tipo de poses e trajes.
O sucesso da gata japonesa levou a criar um mundo em torno dela, e além de fazer parte de todo tipo de produto, tem sua própria série de televisão, um parque temático em Tóquio e um espaço nos estúdios Universal na cidade de Osaka, sul do Japão.
Além disso, desde 2009 existe um hospital de maternidade em Taiwan no qual camas, lençóis, mesas, paredes e, inclusive, o uniforme dos pacientes são decorados com sua imagem. (por Ana Crespo)
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