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Feira internacional Comic-Con encerra suas atividades neste domingo

24/07/2011 18h23

Fernando Mexía.

San Diego (EUA.), 24 jul (EFE).- A 42ª edição da feira internacional Comic-Con de San Diego fecha neste domingo suas portas após quatro dias em que a cidade de San Diego se transformou na capital mundial dos seguidores da cultura pop.

Mais de 125 mil pessoas lotaram o centro de convenções de San Diego, os transportes públicos e os estabelecimentos comerciais em seus arredores em um evento que se estima que tenha gerado uma receita de US$ 162 milhões.

Esses números comprovam a devoção por histórias de super-heróis e de ficção científica em todos seus formatos - seja nos quadrinhos, no cinema e na televisão - apesar de o setor da história em quadrinhos não estar em sua melhor fase.

Segundo números apresentadas pela empresa de consultoria ICV2 nesta semana, as vendas de histórias em quadrinhos na América do Norte começaram a cair em 2007 e não conseguiram mais se recuperar, a ponto de registrarem uma queda de 2% nos primeiros seis meses de 2011.

A crise econômica, o desaparecimento de redes de distribuição e a pirataria se encontram por trás desta tendência na qual alguns vêem também uma perda de qualidade na oferta existente, mas que, para os analistas, é um sintoma do processo de transição que atravessa o setor.

Segundo o relatório da ICV2, O futuro das histórias em quadrinhos passa por sua digitalização e pela sua ampliação para um público mais esporádico e informal e menos colecionador.

As grandes editoras se esforçam para ampliar sua proposta digital não só levando o conteúdo impresso às telas de diferentes dispositivos, mas explorando as novas possibilidades tecnológicas e acrescentando imagens em movimento, sons e vídeos para dar um ar mais cinematográfico à até agora estática vinheta.

Nessa linha, a DC Comics antecipou na Comic-Con sua série de 52 novas edições das tramas de personagens como o Super-Homem, o Batman, o Lanterna Verde, entre outros, que, a partir de setembro, recomeçarão suas aventuras.

A Marvel e a Dark Horse, que anunciou na feira a estreia da saga "Star Wars" em formato de história em quadrinhos digital, também buscam uma nova fórmula para manter o sucesso de seus personagens.

A presença de Hollywood também foi significativa em uma feira transformada em uma vitrine de projetos de ficção científica e diversas celebridades compareceram ao evento para promover suas produções a um público que pode ser determinante para seu sucesso.

Steven Spielberg e Peter Jackson tentaram atrair a atenção dos americanos para Tintim, personagem de Hergé pouco famoso nos Estados Unidos e que os dois cineastas levarão para os cinemas neste ano com "The Adventures of Tintin: Secret of the Unicorn".

Já Francis Ford Coppola ofereceu uma amostra de sua misteriosa "Twixt", o elenco da saga "Crepúsculo" compareceu para falar de "Amanhecer" e também foi possível ver Hugh Jackman, para promover "Gigantes de Aço", Henry Cavill ("Immortals") e Chris Evans ("Capitão América: O Primeiro Vingador").

Essa longa lista de estrelas se completou com Guillermo del Toro, Robert Rodríguez, Charlize Theron, Nicolas Cage, Colin Farrell, Andrew Garfield, Val Kilmer, Jon Favreau, Jessica Biel, John Cusack e Chris Hemsworth, entre outros.

Anna Paquin liderou o painel sobre a série de vampiros "True Blood" e os elencos de "The Walking Dead" e "Game of Thrones" foram revelar algumas das novidades das próximas temporadas de suas séries, enquanto que foram apresentadas outras propostas como "Alcatraz", dos criadores de "Lost", e "Terra Nova".