Topo

A trajetória da cantora britânica Amy Winehouse

23/07/2011 17h33

Madri, 23 jul (EFE).- A cantora e compositora Amy Winehouse nasceu em 14 de setembro de 1983 em Londres (Reino Unido), no seio de uma família judia e com tradição musical.

Foi criada nos subúrbios de Southgate, ao norte de Londres, e iniciou seus estudou na Ashmole School.

Aos 12 anos ingressou na prestigiosa escola de teatro Sylvia Young Theatre School, de onde foi expulsa antes de se formar por "falta de aplicação" e por ter colocado um piercing no nariz.

O cantor Tyler James, amigo de Amy, levou um disco demo dela a um produtor musical e, aos 16 anos, ela assinou seu primeiro contrato com a Island Records, dando início à sua carreira no mundo do soul e do jazz.

Estreou no panorama musical em 2003 com o álbum "Frank". Este trabalho lhe rendeu uma nomeação ao Mercury Prize e ao Ivor Novello Award em 2004 pela música "Stronger Than Me".

Em 2006 lançou seu segundo álbum, "Back to Black", que teve influência de suas experiências pessoais mais difíceis.

Graças aos numerosos prêmios que recebeu, a Universal reeditou o disco em formato de luxo com um CD adicional que incluía oito clássicos interpretados por Amy, como "Cupid", de Sam Cooke, e uma versão acústica de "To Know Him Is To Love Him", de Phil Spector.

Em 2007 foi considerada a revelação musical do ano, liderando a lista de vendas no mundo todo com o álbum "Back to Black", do qual vendeu mais de seis milhões de cópias até 2008 e com o qual ganhou um Brit Award na categoria de Melhor Artista Britânica. Além disso, "Rehab" foi eleita a "Melhor Música do Ano" nos prêmios concedidos anualmente pela prestigiosa revista "Mojo".

Nesse mesmo ano, a cantora ganhou o prêmio "Artist Choice" nos MTV Europe Music Awards, em Munique (Alemanha).

Em 2008 conquistou cinco prêmios Grammy em uma cerimônia que foi celebrada em Los Angeles e à qual a cantora britânica não pôde comparecer por problemas na concessão de seu visto.

Em 4 de julho de 2008 cantou no "Rock in Rio Madri", em Arganda del Rey, junto a outros artistas internacionais como The Police, Lenny Kravitz, Jamiroquai, Franz Ferdinand, Tokio Hotel, Alejandro Sanz e James Morrison.

Sua última viagem europeia, iniciada em junho de 2011, foi suspensa após um show em Belgrado, em 19 de junho, no qual mal conseguiu cantar e acabou sendo vaiada.

Amy é conhecida também por abusar das drogas e do álcool e chegou a ser internada diversas vezes em clínicas de reabilitação.