Topo

Musa de Lucian Freud, Sue Tilley manifesta sua tristeza pela morte do pintor

Quadro "Benefits Supervisor Sleeping", do britânico Lucian Freud - EFE
Quadro "Benefits Supervisor Sleeping", do britânico Lucian Freud Imagem: EFE

22/07/2011 10h23

Londres, 22 jul (EFE).- Sue Tilley, a corpulenta musa do pintor Lucian Freud, expressou nesta sexta-feira sua tristeza pela morte do artista britânico e declarou ter perdido uma parte de sua vida.

Tilley disse que foi uma "experiência fantástica" posar nua para a tela "Benefits Supervisor Sleeping", elaborada em 1995 pelo pintor de origem alemã, que morreu nesta quinta-feira em Londres aos 88 anos.

"Embora não fôssemos grandes amigos e não tivéssemos nos visto em muito tempo, sinto como se uma parte da minha vida tenha ido com ele", comentou a modelo de 127 quilos em entrevista à rede "BBC".

A tela "Benefits Supervisor Sleeping", que mostra uma mulher obesa nua deitada em um sofá, foi leiloado por US$ 33,6 milhões em 2008, o que fez de Freud o artista vivo mais valorizado.

"O dinheiro não é realmente o importante. Este quadro representou uma experiência fantástica para mim", explicou.

O secretário de Cultura britânico, Ed Vaizey, disse nesta sexta-feira que Lucian Freud era "um dos artistas mais destacados da cena internacional, a referência para aqueles que ainda acreditam na importância da pintura".