Topo

Saga "Crepúsculo" domina início da Comic-Con em San Diego

21/07/2011 20h09

Fernando Mexía.

San Diego (EUA), 21 jul (EFE).- Os protagonistas da saga "Crepúsculo" marcaram o início nesta quinta-feira da 42ª edição da feira Comic-Con de San Diego, onde milhares de fãs fizeram fila, alguns desde segunda-feira passada, para poder estar perto de seus ídolos.

Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner foram promover a penúltima parte da série de filmes baseada nos romances de Stephenie Meyer, "Amanhecer - Parte 1", que chegará aos cinemas no próximo dia 18 de novembro.

A atriz lembrou as medidas de segurança empregadas pelo estúdio Summit Entertainment para evitar o vazamento de cenas importantes do filme, como a do casamento entre Bella e Edward.

"Era uma loucura. A equipe ficou muito incomodada. Nada de telefones, e-mails... e pensava que se meu vestido saísse na Internet, eu ia morrer", disse a protagonista da saga, de 21 anos.

A confidencialidade da filmagem não impediu, no entanto, que os atores interagissem com seus fãs, inclusive no Brasil, onde foram gravadas parte das cenas.

"Ser querido no mundo todo é agradável, mas em cada país as pessoas têm uma reação diferente", declarou Pattinson, ressaltando que enquanto no Canadá e Estados Unidos os fãs querem uma foto, no Brasil "o povo literalmente quer te agarrar".

O ator de 25 anos disse que o set era muito divertido, mas que ficou nervoso com as sequências nas quais aparecia sem camisa. "Grande parte dos livros fala do corpo de Edward", afirmou Pattinson, cuja cena favorita de "Amanhecer - Parte 1" foi a do parto.

"É muito diferente de tudo mais no filme. Para uma saga de fantasia, vai bastante longe. É explícita e contundente. Não havia outra forma de fazê-la", considerou o intérprete.

No filme, Bella e Edward têm que enfrentar as conseqüências geradas pelo casamento e pelo tumultuado nascimento de um bebê que acarretará imprevistos também para Jacob Black, interpretado por Lautner, o terceiro vértice desse triângulo amoroso.

"Amanhecer - Parte 2" estreará em 2012 e porá fim à saga, apesar do diretor Bill Condon deixar aberta a possibilidade de mais filmes no futuro. "Este é o final da história de Bela e Edward. Mas há muitos mais personagens e tenho certeza que ela (Stephenie Meyer) gostaria de visitá-los outra vez", declarou.

O primeiro dia da Comic-Con reproduziu as frequentes aglomerações características do evento que lota o centro de convenções de San Diego de fãs de história em quadrinhos, cultura pop e ficção científica.

Outro motivo de furor foi a presença do novo rosto do Capitão América em Hollywood, o ator Chris Evans, que passou pelo estande da Marvel dedicado ao filme "Os Vingadores" para distribuir cartazes autografados.

Os fãs, muitos deles fantasiados de personagens de ficção, puderam ainda conhecer um dos carros utilizados na famosa trilogia de filmes "De Volta Para o Futuro", ver o uniforme de Batman usado por Christian Bale em "Batman Begins" ou tirar fotos como se fossem um dos membros da Liga da Justiça.