Topo

Estudantes dominicanos atingem recorde de leitura contínua

20/07/2011 18h07

Santo Domingo, 20 jul (EFE).- Cinco estudantes universitários da República Dominicana registraram nesta quarta-feira um novo recorde de leitura sem pausa do livro "Guinness", após lerem 300 horas durante 13 dias no interior de uma cabine na capital do país caribenho.

A façanha foi certificada às 12h (do horário de Brasília) por Michael Janela, do Guinness World Record, que entregou aos cinco estudantes uma placa que os credencia como donos absolutos do novo recorde mundial de leitura contínua.

No entanto, o grupo decidiu seguir sua iniciativa até o próximo sábado e chegar às 365 horas de leitura.

"Vamos terminar em 365 horas para dar uma mensagem à juventude dominicana para que leiam uma hora a cada dia do ano", disse à Agência Efe Randolfo Jiménez, um dos participantes da chamada Maratona Juvenil de Leitura, apoiada pelo Ministério da Juventude local.

Os demais participantes da maratona são Cristian Rodríguez, Martha Madera, José Bueno e Carlos Reyes, todos estudantes universitários da província de Valverde, 210 quilômetros ao noroeste de Santo Domingo, que escolheram as obras do escritor e ex-presidente dominicano Juan Bosch.

Jiménez, estudante de filosofia da Universidade Autônoma de Santo Domingo (UASD), se declarou "emocionado" pela façanha conquistada, e embora reconhecesse estar "um pouco esgotado", garantiu ter "ânimo" para seguir até a meta estipulada.

O recorde mundial de leitura contínua era de 240 horas e estava nas mãos de seis mulheres do Miami Dade College.