Topo

NY se rende à magia dos Muppets com exposição sobre Jim Henson

17/07/2011 06h06

Emilio López Romero.

Nova York, 17 jul (EFE).- Os "Muppets", personagens de "Vila Sésamo", serão tema de uma colorida exposição no Museum of the Moving Image (museu da imagem em movimento) de Nova York, que transportará os visitantes a seus anos de infância.

"O Mundo Fantástico de Jim Henson" é organizada pelo Instituto Smithsonian - um centro de educação e pesquisa que possui também um centro de museus associado - como parte das celebrações do que teria sido o 75º aniversário de nascimento do artista, no dia 24 de setembro.

"Acho que Henson teria desfrutado muito desta exibição", disse o chefe de exposições do museu, David Schwartz, durante a apresentação da mostra à imprensa, que começa neste sábado e permanecerá aberta ao público até janeiro de 2012.

Os elogios de Schwartz, que qualificou a exposição como "colorida, divertida e elegante", foram ecoados pelo diretor do museu, Carl Goodman, que destacou as inovações técnicas e os efeitos especiais que tornaram Henson famoso desde o lançamento da popular série de televisão infantil, há mais de quatro décadas.

A exposição, que ficará aberta até o dia 16 de janeiro na recém-reformada sede do museu no bairro de Astoria (Queens), não muito longe dos estúdios onde até hoje continua sendo gravado "Vila Sésamo", conta com mais de 120 objetos, desde desenhos e animações até roteiros gráficos e material visual, que ilustram a criatividade sem limites e as inúmeras conquistas do marionetista.

"É um personagem singular na história do entretenimento, cujo trabalho inspirou gerações de artistas criativos", afirmou o presidente da junta que dirige do museu, Herbert Schlosser, que também destacou que a "ingenuidade" e as "habilidades artísticas" de Henson ajudaram a educar e entreter audiências do mundo todo.

Falar de Henson é falar de sua marionete estrela, o sapo Caco, ao qual chegou a se referir uma vez como seu "alter ego", e que ocupa um lugar especial na exposição dando as boas-vindas aos visitantes, que também poderão conferir coloridas marionetes de outros personagens, como a porquinha Piggy.

A exposição conta com o apoio dos responsáveis do legado de Jim Henson, cujo presidente, Craig Shemin, explicou à Agência Efe que parte do material exibido é inédito e foi localizado em várias caixas durante uma mudança, enquanto uma de suas filhas, Cheryl Henson, disse estar "encantada" de trazer a Nova York uma parte do trabalho de seu pai.

Distribuídos ao longo de um percurso pelos distintos períodos da vida de Henson, os visitantes poderão conhecer um pouco da forma de trabalhar do marionetista, que ainda jovem deixou sua Mississipi natal para tentar a vida em Nova York, cidade na qual trabalhou o resto de sua vida e na qual morreu há mais de duas décadas.

A exposição permite contemplar alguns dos primeiros desenhos da etapa universitária do artista nos anos 1950 e esboços dos Muppets originais criados em meados dos anos 1960.

Até setembro, mês no qual se lembra o aniversário do nascimento de Henson, o Museum of the Moving Image programou diferentes atividades, que incluem projeções de filmes dos famosos personagens, como "Os Muppets conquistam Nova York" (1984).

A viúva do marionetista, Jane Henson, será a anfitriã de um programa especial previsto para setembro, no qual abrirá o arquivo fotográfico da família para compartilhar lembranças sobre os primeiros anos do criador dos Muppets.