Topo

Final de "Harry Potter" abre nova etapa para jovens atores

15/07/2011 15h36

Nova York, 15 jul (EFE).- O final da saga de Harry Potter, cujo último filme estreia nesta sexta-feira nos Estados Unidos e no resto do mundo, abre uma nova etapa para o grupo de jovens atores que se formaram com as aventuras do popular mago.

Com a exibição de "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2", seu diretor, David Yates, disse aos jornalistas em Nova York, ter "a impressão que o círculo está se completando".

Concluída a magia desta saga que os levaram ao sucesso cinematográfico, seus protagonistas Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Matthew Lewis, continuarão filmando, alguns apostarão no teatro, enquanto outros como Emma Watson, voltarão às salas de aula, embora longe de Hogwarts - para finalizar seus estudos sem deixar a atuação.

"Durante alguns anos não sentia que estava atuando", disse Watson durante uma entrevista coletiva em Nova York, lembrando que chegou a seu papel de Hermione Granger com apenas nove anos, enquanto ressaltou que agora se deu conta que para ser atriz é preciso acreditar nisso.

"Agora sei que atuar é o que tenho que fazer. Fico encantada com a profissão", disse a jovem inglesa de 21 anos.

"Estou emocionada pelo próximo capítulo da minha vida, e ao mesmo tempo me sinto triste e nostálgica. Foi uma grande parte da minha vida", disse a intérprete de Hermione, que qualificou de "estranho e emotivo" o final da saga.

A atriz assinou vários contratos publicitários com marcas e empresas de cosméticos e fez uma participação no filme "My week with Marilyn", ainda sem estreia prevista.

"Vou continuar atuando, faço isso desde que tinha cinco anos e é minha vida", disse o ator Matthew Lewis, que vive Neville Longbottom no filme, À Agência Efe.

"Neville fez uma viagem muito longa, desde ser um menino tímido até se transformar em um herói", disse sobre seu personagem. "Ao princípio eu não atuava muito, éramos muito parecidos, introvertidos e tímidos, e os dois cresceram juntos", acrescentou o ator, que assegura ter agora "mais confiança" em si mesmo.

"Nos últimos meses participei de uma peça de teatro, e quero continuar interpretando papéis no cinema e na televisão", explicou Lewis à Efe.

Lewis tinha nove anos quando começou a trabalhar na saga, da mesma forma que seus colegas Daniel Radcliffe (Harry Potter), Rupert Grint (Ron Weasley) e Emma Watson (Hermione), que cresceram atuando ao lado de Alan Rickman (Severus Snape), Helena Bonham Carter (Bellatrix Lestrange) e Ralph Fiennes (Voldemort).

Em relação à evolução de todos eles, David Heyman, um dos produtores, destacou que esse bom comportamento "tem a ver, acho, por ter bons pais. Foram meninos normais, não uns malcriados. Nenhum deles agia como uma estrela."
Todos eles também tiveram que encarar a popularidade, algo que segundo Rupert Grint, soou "estranho".

"Sou muito tímido e não gosto de chamar a atenção. A primeira vez que me reconheceram em público foi em um centro comercial, e me pareceu muito estranho", disse Grint, que assinalou que "agora é preciso aceitar que chegou o fim da safa, embora sinta um pouco de vazio" após quase uma década interpretando o jovem mago ruivo.