Topo

Chico Buarque lança novo álbum após longa espera

15/07/2011 15h37

Rio de Janeiro, 15 jul (EFE).- Chico Buarque anunciou o lançamento de "Chico", seu novo álbum com 10 canções inéditas e pelo qual seus admiradores tiveram que esperar por 5 anos.

"Chico" será lançado em 20 de julho e chegará às lojas dois dias depois, explicou o próprio músico em um vídeo divulgado no site que promove a venda do disco.

No vídeo de 44 minutos disponibilizado nesta sexta-feira no portal criado para promover o álbum - uma alternativa para não ter que conceder entrevista coletiva -, Chico admitiu que após os anos que dedicou a seu último livro, "Leite Derramado" (2009), precisou de um tempo "para que a música" o aceitasse outra vez.

"Aí foi dando aquela vontade de compor de novo e comecei a tocar um pouco de piano e buscar no violão mais alguma coisa. Levou, talvez, um ano pra eu escrever a primeira música dessa nova leva", relatou.

O compositor afirmou que decidiu lançar um disco com nove músicas após ter descoberto que "The King of Limbs" (2011), do Radiohead, tinha apenas oito faixas, mas terminou incluindo a décima, "Querido diário", depois de colocar no papel uma ideia que tinha na cabeça há muito tempo.

"Tinha em mente que este ia ser o disco mais econômico em termos de orquestração. O fato de a gente ter ensaiado bastante, com dois violões, piano e baixo, fez as músicas ganharem corpo. Fui vendo que já estava quase tudo ali, não tinha o que acrescentar", explicou o compositor.

Os cerca de 30 minutos de canções do disco começam por "Querido Diário", na qual um personagem solitário reflete sobre o caos urbano e a religiosidade antes de descobrir o amor.

Em seguida, sucedem-se nove sambas, blues, toadas e baiões, alguns compostos em parceria com letristas famosos como Ivan Lins e João Bosco e alguns cantados ao lado de nomes como Thais Gulin, namorada do cantor, e Wilson das Neves.

Antes mesmo do lançamento do disco, Chico deixou em dúvida se fará shows com as novas músicas. "Pretendo me desligar de música por um tempinho, porque foi muito intenso. Não sei o que vai acontecer com o disco ou se vou fazer show", afirmou.

A promoção do novo disco de Chico Buarque, a cargo da gravadora Biscoito Fino, teve início em 20 de junho, quando começaram a ser divulgados diariamente vídeos das gravações, depoimentos e alguns trechos das músicas no site no qual o álbum pode ser adquirido antecipadamente.

A estratégia permitiu até agora a venda 6.500 cópias do disco, um número expressivo na atual conjuntura da indústria fonográfica, na qual impera a distribuição digital, tanto legal como ilegal.