Topo

Cantora Adele bate recorde de vendas digitais nos EUA

15/07/2011 17h42

Washington, 15 jul (EFE).- O disco "21" da cantora inglesa Adele se tornou o álbum digital mais vendido da história, tomando o posto de "Recovery", do rapper Eminem, primeiro artista a vender um milhão de cópias na rede.

De acordo com a empresa de monitoração Nielsen SoundScan, o álbum "21" conseguiu vender 1,017 milhões de cópias, enquanto "Recovery" já vendeu 1,005 milhões.

Os números de Adele foram impulsionados pelo sucesso da venda de cópias na Internet. Segundo a Nielsen SoundScan, 32% dos discos vendidos na primeira metade de 2011 foram digitais.

"Adele não é apenas um fenômeno digital, porque ela se dirige tanto a consumidores mais velhos, que continuam comprando discos completos, quanto aos mais jovens, que talvez só adquiram uma canção", disse um porta-voz da revista "Billboard" ao jornal "USA Today".

A cantora de soul e jazz ficou mundialmente conhecida em 2008 com seu primeiro álbum, "19", com o qual chegou a vender três milhões de cópias.

Seu segundo disco, "21", lançado este ano e já vendeu 2,6 milhões de exemplares. A artista britânica também conseguiu vender mais de quatro milhões de cópias do single "Rolling in the Deep".

Segundo os especialistas, pelo menos outros dois discos venderão um milhão de cópias digitais antes do final de ano: "The Fame", de Lady Gaga e "Sigh No More", de Mumford&Sons.