Topo

Entretenimento

Manuscrito de Jane Austen é vendido por mais de US$ 1,6 mi

Reprodução
A escritoria Jane Austen Imagem: Reprodução

14/07/2011 13h16

Londres, 14 jul (EFE) - Um manuscrito da escritora inglesa Jane Austen, um romance inacabado com o título de "The Watsons", foi vendido nesta quinta-feira em um leilão em Londres por US$ 1,60 milhão, três vezes o preço inicial do leilão.

Como informou a rede "BBC", o manuscrito é um dos poucos de Austen conservados e o último que estava nas mãos de colecionadores privados.

Uma instituição, cujo nome não foi detalhado, comprou o romance, que foi provavelmente escrito em 1804, mas que não chegou a ser publicado durante a vida da popular escritora (1775-1817), autora, entre outros, dos livros "Orgulho e preconceito" e "Emma".

Sotheby's havia avaliado originalmente o manuscrito entre 322 mil euros e 483 mil euros.

"The Watsons" conta a vida de uma família composta por quatro irmãs de um clérigo, como era o caso da própria escritora.

A protagonista é uma jovem que volta a viver com seu pai depois de ser criada por uma tia rica.

Gabriel Heaton, especialista da Sotheby's, declarou à "BBC" que o manuscrito é especialmente importante porque nada mais é do que uma minuta com notas e marcas feitas pela escritora nas páginas.

Além disso, quase não existem manuscritos de Austen, além de alguns capítulos de "Persuasão", "Lady Susan" e "Sanditon".

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento