Topo

Geraldine Chaplin prestigia festival em homenagem a seu pai em Berlim

14/07/2011 18h49

Elena Garuz.

Berlim, 14 jul (EFE).- A atriz Geraldine Chaplin qualificou de "momento histórico" a projeção de "O Grande Ditador" diante do Portão de Brandemburgo, em Berlim, na sexta-feira, durante um festival dedicado a seu pai, o mítico Charles Chaplin.

"É tão simbólico, é incrível pensar que esse filme vai ser projetado ali com, espero, muitíssima gente. Não sei o que quer dizer, mas estou muito contente de estar aqui para vê-lo", afirmou em declarações à Agência Efe.

Hospedada no Hotel Adlon, da mesma forma que seu pai em sua segunda visita a Berlim há 80 anos, Geraldine lembrou que já viu o filme em Berlim e a resposta do público foi impressionante.

Durante 24 dias, o público poderá ver os 80 filmes de Chaplin e desfrutar de dez projeções acompanhadas ao vivo pela Nova Orquestra de Câmara de Potsdam, dirigida por Timothy Brock, que desde 2000 se dedica a restaurar a pedido da família do cineasta todas as partituras de suas fitas.

Geraldine deve ficar até domingo na capital alemã para ver o máximo de filmes de seu pai. "Vai ser muito interessante, porque ele respondeu estupendamente aos tempos nos quais viveu: duas guerras mundiais, décadas de injustiça social, traição política. Parece que estou falando de hoje", opinou.

A filha de Chaplin recordou que o artista visitou Berlim pela primeira vez em 1921 praticamente anônimo, já que seus filmes ainda não haviam sido exibidos ali. Dez anos depois, retornou à capital alemã para promover "Luzes da Cidade" e dessa vez "Marlene Dietrich foi buscá-lo na estação e comeu na casa de (Albert) Einstein", declarou.

Com o pai, Geraldine disse ter mantido uma relação normal: "Era um bom pai e na época da rebeldia, com 15 anos, já não nos falávamos, era espantoso. Depois nos reconciliamos e a relação foi muito boa", acrescentou.

Sobre a atual situação da indústria do cinema, a atriz disse ter "se reconciliado com o cinema" após sua passagem por festivais como o de Moscou, onde presidiu o júri. "São filmes que têm uma linguagem diferente. Não te moralizam, te contam coisas (...) Que bom que existe uma juventude que faz cinema", comemorou.

Em relação à sua própria carreira, Geraldine afirmou que no ano passado participou de cinco filmes, entre eles "Memória de Minhas Putas Tristes", baseado no romance homônimo de Gabriel García Márquez.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Geraldine Chaplin prestigia festival em homenagem a seu pai em Berlim - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade