Topo

Cinema nacional protagoniza evento no Moma de Nova York

14/07/2011 16h27

Nova York, 14 jul (EFE).- O cinema brasileiro contemporâneo protagoniza a partir desta quinta-feira um ciclo no Museu de Arte Moderna de Nova York (Moma), que projetará trabalhos de diretores novatos e consagrados.

"O ciclo mostra a força e vivacidade das produções brasileiras recentes, com algumas estreias promissoras", disse o museu em comunicado.

Sob o título "Premiere Brazil!", o museu projetará até o dia 27 de julho uma seleção de 14 filmes, quatro deles estreias internacionais, como "VIPs", dirigido por Toniko Melo e protagonizado por Wagner Moura; e "Diário de uma Busca", no qual a diretora Flavia Castro narra a história de seu pai, o ativista Celso Afonso Gay de Castro.

O museu nova-iorquino exibirá também "Amor?", de João Jardim, filme construído a partir de entrevistas com casais recriadas por atores profissionais; e "Noitada de Samba - Foco de Resistência", de Cély Leal, sobre um clube de samba no Rio de Janeiro transformado em símbolo de resistência política no início dos anos 1970.

Algumas dos filmes tratam temas históricos com a perspectiva atual, como "Santos Dumont: Pré-Cineasta", na qual o diretor Carlos Adriano explora o espírito inovador do aviador e sua relação com os primórdios do cinema; e "Utopia e Barbárie", documentário de Silvio Tendler que explora meio século de globalização no Brasil.

O ciclo inclui ainda uma retrospectiva do diretor Cao Guimarães, autor de documentários, como "O Fim do Sem Fim", sobre o desaparecimento de algumas profissões; "Acidente" (2006), que segue o percurso do diretor por 20 cidades de Minas Gerais; e "Alma do Osso", um olhar sobre a vida de um idoso que vive isolado em uma caverna.

O Moma projetará também "Riscado", dirigido por Gustavo Pizzi, e "Chico Xavier", de Daniel Filho.