Topo

Neto de Hemingway analisa relação do escritor com filho

12/07/2011 19h10

Marbella (Espanha), 12 jul (EFE).- John Patrick Hemingway, neto do escritor e jornalista americano Ernest Hemingway, analisou nesta terça-feira a relação entre seu avô e seu pai e afirmou que ambos "eram muito parecidos".

John participou em Marbella, no sul da Espanha, de uma conferência pelo 50º aniversário da morte do autor de "O Velho e o Mar", e falou sobre seu livro "Strange Tribe: A family Memoir" ("Estranha Tribo: Uma memória de família", na tradução literal), uma biografia sobre seu pai, o médico Gregory Hemingway.

O neto declarou em entrevista coletiva que "não tem muitas lembranças de seu avô", uma vez que seu pai jamais falava de Ernest devido à relação de amor e ódio que ambos mantinham. John acrescentou que precisou compreender seu pai, a quem qualifica de maníaco e transexual, para entender seu avô.

Em seu livro, o neto examina as semelhanças entre seu pai e seu avô através do estudo de cartas não publicadas. O título tem origem no momento em que Ernest viu Gregory colocar meias aos 13 anos de idade e comentou: "Você e eu viemos de diferentes tribos estranhas".

Apesar do sobrenome Hemingway, John reconheceu que não foi fácil publicar o livro e que nenhuma editora queria apostar nele, que já escreveu artigos e contos em jornais, estudou História na Universidade da Califórnia e viveu na Itália, Espanha e Canadá.

Ernest Hemingway é autor de obras famosas internacionalmente como "O Sol Nasce Sempre", "O Adeus às Armas", "Ter e Não Ter" e "O Velho e o Mar", livro com o qual ganhou o prêmio Pulitzer em 1953, além de ter recebido o Prêmio Nobel de Literatura em 1954 pelo conjunto da obra.