Topo

Crianças cantarão "Parabéns a você" a Mandela por seus 93 anos

12/07/2011 10h43

Johanesburgo, 12 jul (EFE).- Mais de 12 milhões de crianças sul-africanas cantarão "Parabéns a você" de maneira simultânea a partir de suas escolas ao ex-presidente Nelson Mandela em 18 de julho, no dia em que o primeiro governante negro da África do Sul vai completar 93 anos.

A melodia escolhida une o tradicional "Parabéns para você" com uma canção popular sul-africana que elogia Mandela, segundo a emissora "Talk Radio", que participa junto a outros meios locais na iniciativa.

O ato será transmitido por meio das 18 emissoras e os três canais do grupo midiático público "SABC", informou nesta terça-feira o serviço de informação governamental, "BuaNews".

Às 8h da segunda-feira, todas as escolas do país içarão a bandeira nacional, assistirão a uma apresentação sobre Mandela e depois cantarão a canção para o Prêmio Nobel da Paz 1993.

A realização deste ano será realizada no estádio de Giyani, na província sul-africana de Limpopo (norte), e contará com a presença do presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e a do vice-presidente, Kgalema Motlanthe.

Mandela passará seu aniversário em sua casa de Houghton, Johanesburgo, acompanhado por 90 crianças sul-africanas, dez de cada província do país.

O Dia de Mandela é um evento de projeção internacional que, na data de nascimento do ex-presidente, propõe aos cidadãos que dediquem 67 minutos de sua vida aos atos que lembrem o espírito do ex-governante sul-africano, que dedicou 67 anos de sua vida a combater o apartheid.

O regime de segregação racial imposto pela minoria branca sul-africana ou apartheid - por seu nome no idioma afrikaans -, começou sua abertura em 1990, com a libertação de Nelson Mandela, e se prolongou até o ano 1994, quando ocorreram as primeiras eleições democráticas no país.