Topo

Julieta Venegas lança livro e DVD em contato com natureza

11/07/2011 16h02

Madri, 11 jul (EFE).- Um retorno à Natureza e ao respeito. Assim descrevem Julieta Venegas e seus companheiros de turnê sobre o contato que tiveram com a cultura indígena mapuche da Argentina, tema de inspiração do livro e do DVD "En busca del sonido del viento (Episodio II)", que apresentaram nesta segunda-feira ao pé de um vulcão de Madri.

"Fiquei impressionada como nos afastamos da Natureza. Inclusive eu, que sou muito cosmopolita. Acho que poderia viver ali, é algo que precisamos como seres humanos", disse nesta segunda Julieta em entrevista à Agência Efe, em companhia de David Otero (el Pescao), Marc Ros (do grupo Sidonie), Jesús Antúnez (bateria de Dover) e a cantora India Martínez.

Trata-se de um projeto "anticomercial", como afirmou na entrevista coletiva Carlos López, diretor-geral de Sony Music na Espanha, que mesmo assim foi realizado "por ser muito lindo" e porque permite "reunir cinco músicos em um ambiente diferente", o que dá "um valor adicional a sua música".

Além disso, é a segunda experiência da Sony deste tipo, já que recentemente lançou outros cinco artistas em uma turnê de aproximação à cultura guarani. A província argentina de Neuquén e a ancestralidade dos mapuches foram os alvos desta vez.

"Eu sabia apenas que eles eram os únicos que não tinham deixado serem conquistados", disse Julieta sobre esta cultura milenar. A artista embarcou no projeto acompanhada de sua filha Simona, e destacou o contato desta cultura "com a feminidade, com equilíbrio entre o masculino e o feminino".

A mexicana ressaltou o "ritual" da música, "uma forma de expressar alegria, de cantar para o filho, para o marido e quando estão fazendo um tear", que envolve o ouvinte em uma espécie de "hipnose".

Jesús Antúnez, por sua vez, revelou "o modo como se sente diferente". "Eram muito respeitosos e muito agradecidos por tudo, postura que nós perdemos", disse.

A turnê, além disso, lhes permitiu tocar em locais insólitos e a viver momentos muito especiais. Ros lembra, por exemplo, do dia em que cantou "Por ti" com Julieta ao pé do vulcão Lanín, tendo um vento forte como acompanhante. "Dava a impressão de estar em um lugar muito poderoso", diz Antúnez sobre este momento, reunido no DVD, dirigido por Nahuel Lerena.

Índia Martínez, procedente do flamenco, protagoniza outro momento mágico deste trabalho, ao cantar "Luna Nueva" em uma barca em pleno lago Huechulafquen.

Tão emocionante como esta ocasião, a espanhola lembra como foi triste ter que se despedir das sete irmãs da comunidade Futa Kura, que vivem praticamente isoladas, a duas horas do telefone mais próximo. "Ficamos com pena de deixá-las ali sozinhas", disse a intérprete.

O DVD revela também a convivência entre os músicos, que apontaram "os tiques nervosos de cada um". "Devem ter ficado de saco cheio de mim, porque sou o típico certinho-organizado", reconhece Otero.

Assim se conviveram com taças de vinho, brincadeiras, lembranças e também discussões. "Para mim, um momento delicado e sinistro foi a discussão com a Julieta que não gosta de música country", relatou Ros. "Estive a ponto de partir para briga", acrescentou Julieta entre risos.