Topo

Fotos inéditas do 1º show dos Beatles nos EUA são exibidas em Nova York

11/07/2011 19h09

Nova York, 11 jul (EFE).- Uma coleção de 50 imagens jamais vistas do primeiro show dos Beatles nos Estados Unidos foram expostas nesta segunda-feira na sede nova-iorquina da casa de leilões Christie's, que venderá as fotografias no próximo dia 20 de julho.

"Me senti realmente entusiasmado, o público gritava constantemente durante todo o show. Eu estava com a imprensa em frente ao palco e lembro como a música estava alta, a ponto de ficar gravada na minha cabeça", disse nesta segunda-feira à Agência Efe o autor das fotos, Mike Mitchell, durante a inauguração da exposição.

Quando registrou as imagens em 1964, Mitchell tinha apenas 18 anos e, durante quase 50 anos, guardou as fotos em preto e branco do primeiro show da lendária banda britânica no Washington Coliseum, que aconteceu dois dias antes da famosa apresentação dos Beatles no programa de televisão "The Ed Sullivan Show".

Agora, por motivos financeiros, o fotógrafo e fã dos Beatles venderá as imagens em um leilão que pode arrecadar US$ 100 mil, segundo cálculos da casa de leilões.

Mitchell lembra que as canções da banda britânica já estavam entre as cinco mais populares dos EUA e não foi surpresa que sua primeira apresentação para o público americano tenha desencadeado uma verdadeira histeria coletiva na plateia.

A emoção dos fãs pode ser vista na coleção de fotografias, que mostram também a chegada dos artistas à estação de trem de Union Station, além da entrevista coletiva que precedeu o show. O jovem fotógrafo também registrou imagens de John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison em uma apresentação em Baltimore no mesmo ano.

As imagens, exibidas em Londres nos dias 11 e 12 de junho, poderão ser vistas em Nova York até o próximo dia 20 de julho, quando acontecerá o leilão.