Entretenimento

Colaborador de Picasso e Baryshnikov, coreógrafo e dançarino francês Roland Petit morre em Genebra

10/07/2011 10h39

Paris, 10 jul (EFE).- O dançarino e coreógrafo francês Roland Petit morreu neste domingo em Genebra aos 87 anos, informou em Paris a direção da Ópera da capital gala.

Em comunicado, o coliseu francês, escola de dança em que o artista fez sua estreia em 1933 falou sobre sua morte ressaltando que desaparece "sem dúvida um dos artistas da dança mais importantes do século 20".

A Ópera de Paris considerou em comunicado que Petit "nunca havia deixado na realidade a casa e tinha oferecido ao Balé da Ópera de Paris ao menos 11 criações e dez peças de seu repertório".

A mulher de Petit, Zizi Jeanmaire, e sua filha, Valentine Petit, informaram à Ópera de Paris sobre a morte do coreógrafo.

O comunicado do teatro lembra que em setembro de 2010 foi realizado um espetáculo e 14 representações de três de seus balés mais importantes - "Le Rendez-vous", "Le Loup" e "Le Jeune Homme et la Mort" abriram a temporada da companhia.

Petit nasceu em Villemomble (França) em 13 de janeiro de 1924; estudou na Escola de Balé da Ópera de Paris, onde entre outros mestres teve como professores a G. Ricaux e Serge Lifar.

Estreou aos 16 anos e aos 20 abandonou o balé da Ópera de Paris para dirigir em 1945 sua própria companhia, o Balé dês Champs Elysées.

Fundador dos Verões da Dança, Roland Petit mudou o nome de sua companhia para Balés de Paris e fez alguns de seus trabalhos mais importantes.

Petit trabalhou para os maiores teatros do mundo (além da Ópera de Paris, a Scala de Milão e a Ópera de Berlim), e colaborou com artistas como Picasso, Georges Simenon, Orson Welles, Rudolf Nureeyev, Margot Fonteyn e Mikhail Baryshnikov.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo