Topo

Espetáculo de luz e som encerra os festejos em Machu Picchu

08/07/2011 00h03

Machu Picchu (Peru), 7 jul (EFE).- As celebrações pelo centenário da chegada do explorador americano Hiran Bingham a Machu Picchu terminaram na noite desta quinta-feira com um espetáculo de luz e som que percorreu toda a história da cidadela inca.

Dirigido pelo cineasta peruano Luis Llosa, o espetáculo foi presenciado por 200 convidados, entre eles o presidente do Peru, Alan García.

Após ter início com um vídeo no qual foram destacadas as virtudes da principal atração turística do Peru, artistas encenaram uma oferenda com a qual os incas solicitaram permissão para iniciar a construção do santuário.

Nesse momento, entraram em cena representantes dos quatro territórios do Império Inca, que carregavam uma espécie de tochas que iluminaram as ruas e praças de Machu Picchu.

As projeções nos muros da cidadela passaram então a encenar a construção do local. Depois, a narração do espetáculo descreveu a chegada dos conquistadores espanhóis, o que obrigou os habitantes da cidadela a fugir em busca de um lugar mais seguro.

O momento mais espetacular da noite começou nesse momento, quando canhões de luzes iluminaram toda a cidadela e o Huayna Picchu, a montanha mais famosa do local.

O espetáculo também incluiu apresentação da Orquestra Andina e da Sinfônica de Cuzco, além da cantora Tania Libertad.

Para finalizar o espetáculo, um homem de parapente sobrevoou a cidadela simulando o voo do condor, ave sempre presente em Machu Picchu.

Embora a chegada de Bingham tenha acontecido em 24 de julho de 1911, as autoridades peruanas celebraram nesta quinta-feira o centenário do descobrimento de Machu Picchu para o mundo, em festejos que também tomaram a cidade de Cuzco.