Topo

"Pottermania" invade centro de Londres na estreia do último filme da saga

07/07/2011 17h28

Patricia Rodríguez.

Londres, 7 jul (EFE).- O centro de Londres foi fechado nesta quinta-feira para receber 8 mil fãs do mago mais famoso do mundo na estreia mundial do último filme da saga de "Harry Potter".

Entre cartazes, gritos e aplausos, os espectadores da franquia com maior bilheteira do mundo, que até agora arrecadou mais de US$ 6,3 bilhões, celebraram em grande estilo o final de uma era, encerrada por "Harry Potter e As Relíquias da Morte: Parte 2".

De todas as idades e nacionalidades, uma multidão suportou corajosamente horas de espera sob a chuva em Trafalgar Square para conferir ao vivo a tão aguardada pré-estreia, enquanto o filme será lançado no mundo todo no dia 15.

Logo ali, foi estendido o maior tapete vermelho já visto, com quase um quilômetro e meio, segundo a "BBC", para cobrir Trafalgar Square, atravessar a National Gallery e conduzir as estrelas até Leicester Square.

Robbie Coltrane (Rubeus Hagrid), Tom Felton (Draco Malfoy) e Julie Walters (Molly Weasley) desfilaram pelo percurso, mas quem arrancou os gritos mais eufóricos foram Emma Watson (Hermione) e o protagonista Daniel Radcliffe.

O jovem mago nasceu em 1997 da criação da britânica JK Rowling, nesta quinta-feira vestida de verde para a pré-estreia, e suas aventuras renderam sete livros bem-sucedidos, traduzidos em 65 idiomas, com 350 milhões de cópias vendidas em 200 países.

Diretamente da ilha espanhola de Tenerife, uma mãe e seus dois filhos, Lulu e Jaime, chegaram ao centro de Londres para conferirem a pré-estreia, mas expressaram decepção por não conseguirem chegar perto do tapete vermelho.

"Estava tudo bem fechado e não era possível chegar perto", lamentou a mãe, que achou que toda "a parafernália tinha sido muito exclusiva".